Arte Brasileira – Estudos em Curadoria e Crítica de Arte

O evento “Arte Brasileira – Estudos em Curadoria e Crítica de Arte”, promovido pela Agenda Cultural 2004 do Museu Victor Meirelles, consiste em duas oficinas teóricas que têm como objetivo discutir questões referentes as diferentes formas de abordagem dos conteúdos poéticos das exposições de arte contemporânea.

As atividades da Agenda Cultural 2004 do Museu Victor Meirelles contam com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Caixa Econômica Federal. Cada oficina terá 6h/aula e a pré-inscrição deverá ser efetuada até o dia 26 de novembro (no museu ou pelo email: museu.victor.meirelles@iphan.gov.br).

artista curador artista

oficina ministrada pela artista Carla Zaccagnini, nos dias 29 e 30 de novembro, das 15h às 18h.

A oficina, procurará abordar alguns dos encontros possíveis entre as práticas do artista e aquela do curador, por meio de exemplos em que as fronteiras entre essas práticas se tornam permeáveis. Num primeiro momento, iremos nos debruçar sobre trabalhos artísticos cuja lógica é a da aproximação de objetos ou conteúdos distintos, para a constituição de um discurso a respeito de questões relativas à arte e ao sistema que a circunda. Neste encontro, além de apresentar o trabalho que venho desenvolvendo nos últimos quatro anos, trarei exemplos de outros artistas, como Hans Haacke e Rosângela Rennó. Por outro lado, no segundo dia da oficina, analisaremos projetos curatorias que, mais do que consistir na seleção de um conjunto de obras, baseiam-se na proposição de um novo território para a criação artística e para a discussão de questões relativas ao sistema de arte. Para essa análise, tomaremos como exemplo alguns dos projetos de Hans-Ulrich Obrist e de Jens Hoffmann.

Lançamento da Revista Número Cinco, publicada pelo Centro Universitário Maria Antonia – USP e do múltiploFORA [DO AR] da artista Raquel Stolf, no dia 29 de novembro, às 18h30.

Os novos meios expressivos: o curador e a contemporaneidade

oficina ministrada pela curadora e crítica de arte Angélica de Moraes, nos dias 7 e 8 de dezembro, das 15h às 18h.

A arte contemporânea oferece um vasto campo de reflexões originais para a crítica e desafios inéditos para o trabalho de curadoria. Com o surgimento das ferramentas eletrônicas (vídeo, computador, etc…), o artista visual experimenta hoje uma amplitude de campo de ação sem paralelo na história. Além das novas formas de expressão visual, há uma hibridização de linguagens e recursos que apagaram as fronteiras entre as técnicas. O crítico e o curador precisam capacitar-se com novas ferramentas teóricas, formas de abordagem estética e análise de conteúdos poéticos. Serão analisadas abordagens curatoriais originais realizadas pela autora no âmbito das novas tecnologias e do entendimento do que ela denomina de “pintura reencarnada”, ou seja, a migração de signos pictóricos para outros suportes e procedimentos. Alguns fundamentos teóricos essenciais à percepção da contemporaneidade serão apontados em textos de Rosalind Krauss e Yves-Alain Bois, entre outros. Os participantes serão convidados a desenvolver ideias de curadorias à partir de alguns elementos, nomes e obras presentes na cena artística atual, nacional e internacional.

Sobre as ministrantes:

Carla Zaccagnini é artista, Mestre em Poéticas Visuais (ECA-USP). Trabalhou como assistente curatorial do MAM – SP e da XXIV Bienal de São Paulo. Atualmente integra o corpo editorial da Revista Número, é colaboradora das revistas ArtNexus e Arte y Parte e escreve para o Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo.

Angélica de Moraes é curadora e crítica de arte. Escreve para a revista Bravo e jornal Folha de Sâo Paulo. Vem atuando como curadora em importantes mostras como: Rumos Visuais Itaú Cultural, Por que Duchamp, Pintura Reencarnada, Arte Política: Isso são Outros 500 e A Mais Completa Tradução, sobre o escultor Victor Brecheret (em cartaz no MAM -SP até janeiro 2005).

Arte Brasileira - Estudos em Curadoria e Crítica de Arte
Arte Brasileira – Estudos em Curadoria e Crítica de Arte