Palestra: Roupas Paisagens

tadeu

com o estilista Tadeu Stangherlin Damo

Palestra: 18 de abril de 2007, às 16h Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

Projeção da coleção Galeria: de Moda 09 de maio de 2007, às 19h Local: Largo Victor Meirelles

No dia 18 de abril, quarta-feira, o Museu Victor Meirelles traz o estilista Tadeu Stangherlin Damo para proferir a palestra Roupas Paisagens. Em sua apresentação no museu Tadeu irá tratar de sua experiência como estilista e de sua coleção “Galeria: de Moda” inspirada nas obras do pintor catarinense Victor Meirelles, numa proposta conceitual onde 20 looks femininos dão um novo olhar às pinturas do artista. Tadeu Stangherlin, ao falar de seu trabalho, abordará questões como a distinção entre moda conceito e moda comercial, o universo de criação do estilista, como materializar as idéias, como reler imagens, cores e formas para transformá-las em vestuário e como selecionar materiais que traduzem melhor um tema.

Após a palestra haverá um mini-desfile com um look do artista e, neste mesmo dia, abrirá a exposição de um trabalho do estilista junto às obras de Victor Meirelles no segundo piso do museu, as segunda semana um segundo trabalho será exposto.

No dia 09 de maio, às 19h, encerrando o ciclo de exposições do artista no museu, haverá a projeção, na parte externa do museu, do desfile da coleção “Galeria: de Moda” realizado no Floripa Fashion Donna DC deste ano.

Sobre a coleção:

A coleção “Galeria: de Moda” foi desenvolvida exclusivamente para este desfile pelo estilista Tadeu Stangherlin Damo e inspirada nas obras do catarinense Victor Meirelles. Nesta proposta conceitual 20 looks femininos dão um novo olhar a grandes pinturas do artista.

A coleção é dividida em quatro grupos, a primeira série apresenta a influência do catolicismo e do império através os quadros A Primeira Missa no Brasil e Dom Pedro II. Com formas amplas em malhas e rendas, tendo como base o preto, destacam-se as ferragens em banhos de ouro, ouro velho, prata, cobre e bronze. A série seguinte, foca o Juramento da Princesa Isabel e A Bacante, realçando a riqueza, poder, natureza e luminosidade das imagens. Com inúmeros cristais num intenso contraste de volumes e cores como azul, verde, amarelo e rosa, mesclando tecidos variados em cor gelo.

Com sensualidade e transparência, a terceira serie é pontuada pela obra Moema, num jogo de tricôs e tingimentos manuais em tons terrosos, dando contornos indígenas com bordados em madeiras e conchas.

Fecham o desfile, grandes volumes de tule, rendas, contas e perolas que dão prisma à tela Casamento da Princesa Isabel, nas cores, preto branco e vermelho.

Na trilha sonora, toda a emoção em texto e voz de Maria Bethânia, que contribuem para a criação da atmosfera destas roupas-paisagens. Moda, arte, técnica e romantismo se fundem num imaginário intenso, espelhando um criador de sonhos.

Sobre o estilista:

O estilista Tadeu Stangherlin Damo, acadêmico do curso de Moda da UDESC desde 2004, destaca-se como estilista e produtor de moda em Santa Catarina. Seus últimos trabalhos foram apresentados no Floripa Fashion Donna DC: outono/inverno 2007 e Santa Catarina Moda Contemporânea SCMC/2007.

Atualmente trabalha para a empresa Amaranta desenvolvendo sua coleção outono-inverno 2007.

A entrada é gratuita