Pintura não é só beleza – a crítica de arte de Mário de Andrade e Ciclo de palestras com Tadeu Chiarelli

tadeugNos dias 1º e 2 de março, às 16h, o Museu Victor Meirelles promove um ciclo de palestras com o crítico de arte e professor Tadeu Chiarelli. São duas palestras. A primeira tem como tema “Pintura não é só beleza: a crítica de arte de Mário de Andrade”, título que também dá nome ao livro que Chiarelli lança logo após a palestra, às 18h30min, pela Editora Letras Contemporâneas. A segunda palestra tem como título “O retorno à ordem e o modernismo brasileiro”. Estruturado como um diálogo a três, onde o autor afirma ter construído uma relação enviesada com Mário de Andrade, Pintura não é só beleza apresenta outra faceta do poeta modernista: a do crítico de arte. O terceiro participante dessa conversa é Monteiro Lobato, autor que já foi tese de Chiarelli no livro Um jeca nos vernissages.

Ainda que não tenha sido proposta chegar a esta conclusão, o livro, construído a partir de extensa bibliografia, mostra que Mário de Andrade e Monteiro Lobato, apesar de todo aparente distanciamento, possuíam um discurso muito parecido, principalmente no que tange ao nacionalismo. O que demonstra que o poeta Mário de Andrade, apesar de toda contribuição ao Modernismo, foi um crítico de arte conservador.

Segundo o crítico Rodrigo Naves, “Tadeu Chiarelli mostra de maneira notável que o percurso crítico de Mário de Andrade não tem nada de linear. Ao contrário, chega a ser “trágica” a sua busca de uma arte ao mesmo tempo moderna e nacional, vinculada originalmente à nossa cultura e crítica, antiindividualista e criativa, clássica e preocupada com os percalços da história”. Com esse livro, Tadeu Chiarelli torna-se um historiador-chave para a compreensão da dinâmica das artes visuais no Brasil.

Tadeu Chiarelli é Professor Doutor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Curador Chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo, entre 1996 e 2000, atualmente é Membro da Diretoria do MAM-SP. É autor dos seguintes livros: “Um jeca nos vernissages: Monteiro Lobato e o desejo de uma arte nacional no Brasil” (1995)”; “Leda Catunda” (1998); “Arte internacional brasileira” (1999) e “Nelson Leirner: arte e não arte” (2002).

O QUÊ: Lançamento do livro “Pintura não é só beleza – a crítica de arte de Mário de Andrade”, de Tadeu Chiarelli. QUANDO: 01/03 a partir das 18h30 ONDE: Museu Victor Meirelles QUANTO: R$ 46,00 (R$ 45,00 no lançamento)

Para participar das palestras, os interessados devem encaminhar apenas e-mail com seu nome completo para: museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas. Estas atividades fazem parte do Projeto Agenda Cultural 2006, que conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura.