A obra de Arthur Bispo do Rosário e o conceito de Museu na Contemporaneidade

bispodorosario

Dias 02 e 03 de dezembro de 2008, das 14h às 18h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O Museu Victor Meirelles, dando continuidade a série de oficinas teóricas que buscam aprimorar os conhecimentos de artistas, estudantes, profissionais da museologia e interessados em artes visuais, oferecerá, nos dias 14 e 15 de outubro, das 14 às 18 horas, a oficina “A obra de Arthur Bispo do Rosário e o conceito de Museu na contemporaneidade”. O objetivo será abordar a noção de museus de arte no cenário contemporâneo, trazendo como estudo de caso, a obra de Arthur Bispo do Rosário, um dos nomes mais importantes da arte contemporânea brasileira, e o Museu que leva o seu nome, localizado no interior da Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro.

A sociedade disciplinar organizou instituições tais como a universidade, o asilo, o hospital, a prisão e o museu. O museu é a instituição disciplinar que se organiza em torno da memória: memória do Estado nacional, memória do saber científico, memória do valor cultural. Como todas as instituições disciplinares, o museu é uma instituição de afirmação da identidade. O museu histórico ajudou na consolidação do Estado nacional burguês, ou seja, da identidade nacional; o museu das ciências deu substância ao mito da supremacia da identidade do homem europeu – branco, racionalista, cristão – e da história enquanto processo linear, legitimando a exclusão da diferença e do periférico – negro, índio, não-europeu, não urbano, não racional (entre esses, os loucos); o museu de belas artes configurou a identidade da arte da corte como a da Arte. No campo artístico, a tensão promovida pelas vanguardas levou à inclusão no museu das artes acadêmicas, ou seja, da arte da representação ou da arte clássica de outros segmentos artísticos – daí o museu passou a abrigar a arte moderna e a arte contemporânea. Um museu de arte moderna ou um museu de arte contemporânea permanecem nos limites de uma instituição disciplinar. O Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea luta pela afirmação da diferença, promovendo através da criação artística a afirmação da singularidade e da cidadania de cada um desses criadores. Circulando pelo espaço liso da sociedade de controle, o museu promove através de suas ações o agenciamento de redes de parceiros interessados na promoção da cidadania dos usuários dos serviços de saúde mental (Manifesto do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea: O Museu e a Dobra na Sociedade de Controle).

Sobre o ministrante: Ricardo Aquino é diretor do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. Cursa o doutorado em Memória Social, na UniRIO. Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977) e mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004). Psiquiatra e Psicanalista.

Público-alvo: esta oficina é voltada para estudantes e professores de artes visuais, museologia, psicologia, artistas, educadores e ao público em geral. Os certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 100% de freqüência na oficina.

Para esta oficina serão disponibilizadas 30 vagas.

Pré-inscrição até 27 de novembro de 2008.

A oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 09 de outubro de 2008 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 28 de novembro.

Nome completo:
Telefone:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
Por que tem interesse em participar desta oficina?
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

O quê: Oficina teórica A obra de Arthur Bispo do Rosário e o conceito de Museu na contemporaneidade
Ministrante: Ricardo Aquino
Quando: 02 e 03 de dezembro, das 14h às 18h