Arte Contemporânea e seu ensino

artecontemporanea

Em homenagem aos 105 anos da morte de Victor Meirelles (1832 -1903) o Museu Victor Meirelles irá realizar nos dias 21 e 22 de fevereiro uma oficina especial para lembrar esta data. Promover no museu um espaço de reflexão sobre a arte e seu ensino é uma metas da instituição que se compromete com a formação educacional e cultural, a construção da cidadania e a transformação social.

Além disso, no dia 22, sexta-feira, o Museu irá oferecer das 13h às 18h uma monitoria especial, ou seja, uma visita educativa com material didático lúdico baseado nas obras do artista Victor Meirelles.

Arte Contemporânea e seu Ensino

A oficina “Arte Contemporânea e seu ensino”, que acontecerá nos dias 21 e 22 de fevereiro, será mais um momento de discussão acerca de uma das questões mais relevantes no Ensino de Arte na atualidade. Para mediar a oficina foram convidadas as professoras:

Anamélia Bueno Buoro quer abordar o contexto histórico da contemporaneidade e a leitura dos livros-obra de Waltercio Caldas que estão expostas no MVM, com pressupostos da Semiótica Discursiva;

Anita Prado Koneski irá abordar as questões relacionadas à leitura da obra plástica contemporânea diante da dissolução dos fundamentos tradicionais destinados à interpretação da arte. Para tanto serão apresentados os conceitos de Maurice Blanchot e Emmanuel Levinas como possibilidades de reflexão. Os conceitos de, absolutamente Outro, Vestígio, Rosto, Há, de Levinas e os conceitos de Neutro, Fora, Infinito, de Blanchot, passam a ser centrais para a discussão.

Anamélia Bueno Buoro é mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pelo Departamento de Comunicação e Semiótica da PUC-SP. É professora de História da Arte e de Análise da Imagem em cursos de pós-graduação e graduação: SINPRO-PUC/COGEAE, Faculdade Senac Moda e Faculdade Senac Design Multimída. Publicou Olhos que pintam (S.P., Educ/Cortez, 2002), O olhar em construção (S.P., Cortez, 1996). Coordenou a produção do material institucional para professores arte br (S.P., Instituto Arte na Escola, 2003). Realiza diferentes trabalhos para o MEC e TV Escola.

Anita Prado Koneski é mestre e doutora em Literatura pela UFSC. Professora de Filosofia da Arte no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, CEART/UDESC.

Pré-inscrição até 19 de fevereiro de 2008

Serão oferecidas 40 vagas para esta oficina, priorizando a presença de professores e outros profissionais da área de educação. O resultado da seleção será divulgado por e-mail, até o dia 20 de fevereiro.

As inscrições são gratuitas e os interessados deverão encaminhar os seguintes dados para o e-mail museu.victor.meirelles@iphan.gov.br ou diretamente no Museu Victor Meirelles: Rua Victor Meirelles, 59 Centro Florianópolis:

1. Nome Completo:
2. Telefone:
3. Email:
4. Formação:
5. Área de atuação profissional:
6. Instituição:
7. Como fica sabendo das atividades promovidas pelo Museu?
8. É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?

O quê: Oficina A Arte Contemporânea e seu ensino
Onde: Museu Victor Meirelles (Sala Multiuso).
Quando: 21 de fevereiro de 2008 das 09h às 12h e das 14h às 18h.
22 de fevereiro de 2008 das 09h às 12h.
Quanto: Gratuito