Gestão e Documentação de Acervos

gestaodocumentacao

28 e 29 de abril das 09h às 12h e das 13 às 18h
e 30 de abril das 09h às 12h

O Museu Victor Meirelles irá promover, em parceria com o Departamento de Museus do IPHAN, a oficina Gestão e Documentação de Acervos. Ministrada pela Professora Rosana Nascimento, a oficina abordará tópicos importantes para a gestão de acervos museológicos como a importância da documentação museológica, como devem ser geridas as informações, como se dá a construção de uma base de dados, políticas de aquisição e descarte, entre outros. A oficina é voltada para profissionais que atuam em museus, alunos do curso de história, biblioteconomia, e demais interessados.

Programa do Curso:

1º dia: Procedimentos para criação do Museu: Decreto de Criação, Regimento Interno, Ata de Criação. Conceitos de documentação Museológica, documento, procedimentos para aquisição do objeto: documentação provisória para estudo e posterior aquisição. Modos de Aquisição; procedimentos documentais.

2º dia: Documentação permanente: sistema de numeração: tipos, classificações e desdobramentos, marcação e a composição física dos suportes-documentos, Inventário: normatização técnica, termos, escrituração, modelos.

3ºdia: Fichas de Identificação e Localização, Sistema informatizado: apresentação do DOCMUSA-BR e SIAC, Elaboração de Projetos: itens, custos, cronograma. Apresentação de alguns projetos na área da documentação Museológica.

Sobre a ministrante:
Rosana Nascimento é museóloga, mestre em Educação e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professora da UFBA, onde já foi Chefe do Departamento e coordenadora do Curso de Museologia. Desde 1995, vem ministrando cursos e oficinas ligados à documentação.

Pré-inscrição até 22 de abril de 2008

A oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 22 de abril de 2008 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 24 de abril.

Nome completo:
Telefone:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

O quê: Oficina – Gestão e Documentação de Acervos
Onde: Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Quando: 28 e 29 de abril de 2008, das 09h às 12h e das 13h às 18h, e 30 de abril, das 09h às 12h
Quanto: Gratuito