Livros de Artista: Entrelaçamento entre Poética e Técnica

encadernacao

Local: Sala Multiuso
09 e 10 de outubro das 14h às 18h

O Museu Victor Meirelles, em continuidade a série de oficinas que buscam aprimorar os conhecimentos de artistas e interessados em artes visuais, oferecerá, nos dias 09 e 10 de outubro, a oficina teórico-prática “Livros de Artista: Entrelaçamento entre Poética e Técnica”, com a artista plástica e pesquisadora Márcia Sousa. Esta oficina pretende apresentar conhecimentos teóricos a respeito das possibilidades do livro de artista contemporâneo bem como fornecer um instrumental básico para a confecção de cadernos e livros em suportes tradicionais. O principal objetivo da oficina será ampliar o território de possibilidades expressivas e formais para estudantes e artistas, apresentando também o livro como espaço primário para proposições poéticas.

Programa:
1º. dia:
– Introdução ao tema livro de artista / estrutura / conceitos básicos para a construção de livros de artista;
– Apresentação de bibliografia;
– Técnica de encadernação em concertina e outras possibilidades em fold books (livros em dobra).
2º. dia:
– Produção contemporânea: artistas e livros de artista;
– Técnica de costura japonesa e seus desdobramentos.

Sobre a ministrante: Márcia Sousa é artista plástica e pesquisadora, bacharel em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1998) e em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (2002). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no qual desenvolve o projeto de pesquisa O livro de artista como lugar tátil para as poéticas artísticas contemporâneas. Participou de diversas exposições de fotografia e gravura e, atualmente, desenvolve projetos poéticos em fotografia, desenho e em livros de artista.

Material que o participante deverá trazer sem falta no dia da oficina:
1 – 4 folhas de papel colorido tamanho A3, gramatura 180g.
2 – Corte de 50cm de tecido de fibras naturais, preferência algodão puro (pode ser chita, morin, algodão cru, linho, etc)
3 – Esquadro para desenho técnico
4 – Régua de 30cm
5 – Lapiseira, borracha, tesoura
6 – Linhas para bordado ou outros fios resistentes, fitas de cetim de cores e espessuras variadas

Pré-requisitos para a oficina:
Habilidade manual; experiência com materiais de corte e medição (estilete, esquadro, régua); interesse por técnicas de encadernação.

Público alvo: Estudantes de artes plásticas, design, comunicação; artistas plásticos.

Pré-inscrição até 02 de outubro de 2008

Para esta oficina estarão disponíveis 20 vagas.

A oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 02 de outubro de 2008 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br . O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 03 de outubro.

Nome completo:
Telefone:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
Por que tem interesse em participar desta oficina?
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.