Trabalhando a revisitação por meio da obra de Luiz Henrique Schwanke

alenamarmo

Dias 22 e 23 de setembro de 2008, das 14h às 17h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O Museu Victor Meirelles, dando continuidade à série de oficinas teórico-práticas que buscam aprimorar os conhecimentos de artistas e interessados em artes visuais, oferecerá, nos dias 22 e 23 de setembro, das 14 às 17 horas uma oficina para a capacitação da exposição do artista Luiz Henrique Schwanke, que se encontra na Sala de Exposição Temporária, com a mestra em Artes Visuais, Alena Marmo. O objetivo será contextualizar a obra do artista bem como discutir o gesto de revisitação a partir de sua produção, o que culminará em exercício prático.

Na contemporaneidade não é mais possível afirmar um artista como dotado de uma linguagem específica na produção de suas obras. São raros os artistas que se auto-designam somente como pintores, escultores ou desenhistas. Predomina hoje a hibridização de técnicas e linguagens: os artistas fazem uso do que necessitam para alcançar o que desejam. A prática desses criadores visuais, entretanto, não nega o passado, pelo contrário, tem nele sua base, assim como dele fazem a sua fonte de criação, aliada aos acontecimentos do tempo presente. Nas escolas, um recurso utilizado para trabalhar a produção a partir de imagens é chamado de “releitura”, termo hoje substituído por muitos teóricos pela palavra “revisitação”, pelo fato de o primeiro já não dar mais conta do comportamento pós-moderno de resgate e resignificação do passado. Entretanto, nota-se que tal exercício vem sendo interpretado e aplicado pelos professores de forma equivocada, resultando não em trabalhos de estudo da obra e em exercícios que explorem a criatividade, mas em cópias.

Conteúdo programático:
• Modernismo e Pós-modernismo;
• A apropriação
• Releitura e Revisitação;
• A trajetória artística de Schwanke;
• A revisitação na produção de Schwanke
• Exercício prático

Sobre a ministrante: Mestre em Artes Visuais com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2005). Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Atua como professora de Estética, Semiótica e Linguagem Visual (UNIVILLE) e História da Arte (Instituto Brasileiro de Design de Interiores – IBDI). Desenvolve atividades como artista plástica e curadora independente.

Público-alvo: esta oficina é voltada para estudantes de artes visuais, artistas, professores de artes, educadores de museus ao público em geral interessados em artes. Os certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 100% de freqüência na oficina.

Para esta oficina serão disponibilizadas 25 vagas.

Pré-inscrição até 17 de setembro de 2008

A oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 17 de setembro de 2008 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 19 de setembro.

Nome completo:
Telefone:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
Por que tem interesse em participar desta oficina?
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

O quê: Oficina teórica-prática Trabalhando a revisitação por meio da obra de Luiz Henrique Schwanke
Ministrante: Alena Marmo
Quando: 22 e 23 de setembro, das 14h às 17h