3ª Primavera dos Museus: Museus e Direitos Humanos

3aprimaveraDias 25 e 26 de setembro de 2009
Local: Museu Victor Meirelles

Nos dias 25 e 26 de setembro o Museu Victor Meirelles promove a Primavera dos Museus, um evento que acontece em todo o país, sempre no período do início da estação, e que é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Sempre com uma programação diversificada, a Primavera dos Museus tem como proposta refletir o papel dos museus como espaços de valorização da diversidade cultural e do direito à memória.

Neste ano de 2009, em sua terceira edição, a Primavera dos Museus possui o tema “Museus e Direitos Humanos”. Por isso o Museu Victor Meirelles programou um conjunto de ações em torno do tema, todas gratuitas, tendo como objeto a discussão da ditadura militar brasileira e da Lei de Anistia que, em 2009, completa 30 anos. O objetivo é buscar um diálogo crítico acerca deste momento sombrio da história brasileira, convocando a literatura, as artes visuais e cênicas e ainda o cinema, para fornecerem a sua visão sobre o tema, as experiências daquele período, suas influências e consequências.

Na sexta-feira, dia 25, a programação começa às 16 horas com a exibição do filme “Paulo, Companheiro João”, dirigido por Iur Gómez. A seguir, às 17 horas, haverá a palestra “Direito à Cidadania e à Verdade”, onde será apresentado pela própria curadora, Vera Rotta, em conjunto com Cristina Pozzobon e Rosina Duarte de Duarte, o projeto da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal.

Ainda na sexta-feira, às 19 horas, acontece a mesa-redonda “Cinema, Literatura e Direitos Humanos”, com Cesar Cavalcanti (produtor e diretor), Derlei de Luca (escritora), Iur Gomez (diretor) e Janete Moro (roteirista).

No sábado a proposta é de uma programação mais lúdica, voltada para uma platéia dos oito aos 80 anos. Os trabalhos começam às 11 da manhã com a apresentação de trechos da peça “Livres e Iguais”, da companhia “Teatro Sim… Por que Não?!?”. A peça tem como tema os direitos humanos e assinala a comemoração, no ano de 2008, dos 60 anos da promulgação da Lei Universal dos Direitos do Homem.

Logo em seguida, às 11h30min, acontece a Oficina prática de Criação de Bonecos, ministrada por Leon de Paula, voltada para alunos da rede escolar de ensino. Leon é formado em Educação Artística, com Habilitação em Artes Cênicas pela UDESC/CEART e atua como professor, ator, e diretor de teatro.

O Filme
Paulo, Companheiro João é um documentário, produzido em 2005, com direção, roteiro e edição de Iur Gómez, que aborda o episódio do desaparecimento do catarinense Paulo Stuart Wright, deputado eleito em 1962 em Santa Catarina, e cassado pelo AI-1 em maio de 1964.

Formado em Sociologia, Paulo esteve envolvido com a classe trabalhadora na organização de cooperativas de pesca no litoral catarinense e na formação de sindicatos. Militava na católica Ação Popular (AP). Esses eram os seus crimes. Para o regime militar, era o exemplo que deveria ser enquadrado. E foi. Na condição de clandestinidade desde a sua cassação, foi visto pela última vez em setembro de 1973 durante um encontro furtivo num trecho ferroviário no Estado de São Paulo. Paulo Stuart Wright é um entre as centenas de brasileiros desaparecidos sob responsabilidade do Estado.

25 de setembro – sexta-feira

16h – Exibição do filme “Paulo, Companheiro João” (2005), de Iur Gomez
17h – Palestra “Direito à Cidadania e à Verdade”, apresentação do projeto da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal, com Vera Rotta (curadora do projeto da Secretaria Especial dos Direitos Humanos).
19h – Mesa-redonda “Cinema, Literatura e Direitos Humanos”, com Cesar Cavalcanti (produtor e diretor), Derlei De Luca (escritora), Iur Gomez (cineasta) e Janete Moro (roteirista).

26 de setembro – sábado

10h – Visitação de alunos da Escola de Ensino Básico Simão José Hess
11h – Apresentação de trechos da peça “Livres e Iguais”, da companhia “Teatro Sim… Por que Não?!?”
11h30min – Oficina prática de Criação de Bonecos para alunos da rede escolar de ensino, com Leon de Paula.

——————————————————————————-

O quê: 3ª Primavera dos Museus: Museus e Direitos Humanos
Quando: 25 e 26 de setembro de 2009.
Onde: Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59, Centro – Florianópolis