Curso de formação em História da Arte

Introdução ao Pensamento Plástico
com Ligia Czesnat

historia_da_arte_med
Alessandro Filipepi (dito Botticelli), “Vênus e as três graças presenteam uma jovem”, 1483-1485, detalhe de afresco. Acervo: Museu do Louvre.

Dias 10, 17, 24 e 31 de agosto de 2009
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
das 18h30 às 21h30

A partir do mês de agosto, o Museu Victor Meirelles irá oferecer os chamados “Cursos de Formação”. O objetivo será possibilitar uma base teórica e conceitual sobre a história da arte bem como formar o público para a visitação de museus e galerias de arte. O curso será ministrado pela professora Ligia Czesnat e ocorrerá ao longo do mês, em quatro encontros semanais no período noturno.

A primeira edição do curso pretende sensibilizar o olhar do iniciante estimulando a apreciação de obras de arte do passado e do presente, a partir de conceitos introdutórios ao pensamento plástico que permitam extrair diferentes informações, em diversos momentos da história da arte.

A abordagem contemplará a arte, levando em conta as transformações culturais ocorridas desde a Antiguidade até o mundo contemporâneo. O objetivo é contar histórias e refletir sobre as obras de arte, analisando as peculiaridades de cada período histórico, em diversos âmbitos: na política, na ciência e no comportamento.

Sobre a ministrante:
Ligia Czesnat é mestre em História e professora aposentada do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é professora de História da Arte da Fundação Educacional de Brusque (UNIFEBE). Recentemente, ministrou os seguintes cursos: “História da Arte: o Modernismo no Brasil” (para professores do Instituto Estadual de Educação de Santa Catarina, em 2003), Tolerância do Intolerável: As Artes Plásticas e as Cidades nos séculos XIX e XX (para o Programa de Pós-Graduação Especialização em História da UNIFEBE, em 2004), História da Arte, Bordados de uma Relação Delicada (para artistas, curadores e arte-educadores no Museu de Arte de Blumenau, em 2005), Teoria da Arte: Escola Alemã, o Instituto Warburg (para professores do Instituto de Educação de Santa Catarina, em 2005), Orientação de Grupo de Estudo de História da Arte Geral (para o público da Oficina de Artes Plásticas/CIC, desde 2007). Foi curadora em colaboração nas seguintes exposições: Retrospectiva Meyer Filho: Um Modernista Saído da Lira – Instituto Meyer Filho, 2007, Visibilizando Traços, da artista Sandra Melo no Espaço Cultural BRDE, em Florianópolis, 2007.

Pré-inscrição até 03 de agosto de 2009.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo pessoas que desejam realizar uma introdução à história da arte, além de estudantes do Ensino Médio e professores. Serão disponibilizadas 40 vagas. O critério de seleção será a análise das respostas enviadas pelo candidato ao questionário que segue abaixo. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 03 de agosto de 2009 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 04 de agosto.

Nome completo:
Telefone:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

————————————————
O quê: Curso de formação em História da Arte, com Ligia Czesnat.
Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles.
Quando: 10, 17, 24, 31 de agosto de 2009, carga horária de 12h/a distribuídas em quatro noites das 18h30 às 21h30 (certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 75% de freqüência na oficina).
Quanto: Gratuita.