Ciclo de Estudos Arte Contemporânea: Crítica e Curadoria – Oficina com Mônica Zielinsky

zielinsky

O Projeto Agenda Cultural 2009 do Museu Victor Meirelles promoverá, ao longo do mês de novembro, o Ciclo de Estudos “Arte Contemporânea: crítica e curadoria”. A proposta é realizar um percurso de formação e discussão em torno da arte contemporânea, abordando questões relativas à crítica e à curadoria. O Ciclo é uma oportunidade para artistas, professores, críticos e curadores que residem no estado de Santa Catarina entrarem em contato com a pesquisa destes profissionais, cuja atuação é reconhecida no cenário nacional.

Oficina:
Arte Contemporânea: caminhos para sua discussão
com a professora e curadora Mônica Zielinsky
23 e 24 de novembro, às 14h.

Proposta da oficina: A arte apresenta cada vez mais aceleradas e profundas transformações e levanta aspectos contraditórios nas diferentes formas de sua recepção pública. Estes encontros visam discutir o lugar de uma crítica de arte hoje, suas controvérsias e possibilidades, pensando-se sobre a importância desta prática para os avanços do pensamento artístico nos nossos tempos.

Sobre a ministrante:
Mônica Zielinsky possui doutorado em Arte e Ciências da Arte pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne, 1998). Atualmente é professora do Instituto de Artes da UFRGS, consultora – International Center for the Arts of the Americas at the Museum of Fine Arts (Houston-Texas), além de sócia e participante do conselho do Comitê Brasileiro de História da Arte. Entre outros, organizou o livro “Fronteiras: arte, crítica e outros ensaios” pela Editora UFRGS, em 2003. Também atua na Fundação Iberê Camargo, instituição pela qual é responsável pela catalogação da obra completa de Iberê Camargo e pela publicação do catálogo raisonné das gravuras do artista.

Pré-inscrição até 3 de novembro de 2009.

As oficinas são gratuitas e têm como público-alvo professores, artistas, curadores, críticos, estudantes, entre outros interessados. Serão 50 vagas disponibilizadas para cada oficina. Professores, curadores e críticos terão prioridade na inscrição. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 3 de novembro de 2009 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 5 de novembro.