Semana da Criança e dos Professores

Lançamento do dossiê e do website educativo do Museu Victor Meirelles

acaoeducativaMmed

13, 14 e 15 de outubro de 2009

O Museu Victor Meirelles promove, nos dias 13, 14 e 15 de outubro, uma programação especial dedicada às datas do dia das crianças e dos professores. O evento contará com diferentes atividades para grupos escolares, de terceira idade e para os professores.

Serão realizadas as oficinas “Investigando a Nossa Senhora da Desterro de hoje” com crianças da Escola de Ensino Básico Lauro Müller, e “Museu como espaço de memória” com participantes do Núcleo Estudos da Terceira Idade – NETI/UFSC.

No dia 15, o Museu Victor Meirelles convida os professores e o público interessado para o lançamento do dossiê e do website educativo do Museu Victor Meirelles. Na ocasião, haverá uma apresentação do material com a museóloga Julia Moraes e a equipe da Ação Educativa. O dossiê educativo será distribuído gratuitamente para professores presentes no lançamento.

Sobre o website:

O website educativo disponibilizará ao usuário informações sobre os projetos desenvolvidos pela Ação Educativa, bem como possibilitará o pré-agendamento de visitas de grupos, por meio de sistema informatizado. Além disso, contará com o módulo “Janela com o Visitante”, no qual o usuário poderá deixar mensagens contando suas experiências com os projetos desenvolvidos junto ao Museu, postar imagens e vídeos de visitas e/ou atividades desenvolvidas a partir de nossos projetos. Para as crianças, os adolescentes e os adultos que se interessam por jogos eletrônicos, o website contará, ainda, com um “Jogo da Memória” e duas modalidades diferentes de Quebra-Cabeça, também com diferentes níveis de dificuldade, todos com imagens de obras do acervo do Museu Victor Meirelles. Os três jogos, em seus diferentes níveis, procuram incentivar a prática de observação detalhada de imagens de forma lúdica.

Maiores informações: www.museuvictormeirelles.org.br

Dossiê Educativo:

É um material especialmente voltado para educadores, planejado não somente como recurso educativo para auxiliar na visita ao Museu Victor Meirelles, mas principalmente como forma de mostrar que uma visita a um museu, seja ele qual for, pode – e deve! – ser educativa e divertida. Por meio do Dossiê Educativo, o Museu disponibilizará aos educadores conteúdos relacionados à vida e à obra de Victor Meirelles, assim como outras informações que podem ser relevantes durante a visita. Nele o educador também encontrará imagens e, ao final, uma ficha de avaliação destacável. Trata-se de um material que pretende ser um propositor de possibilidades a serem trabalhadas a partir de visitas a museus. Assim, o educador deverá se apropriar das informações nele contidas e inseri-las e adaptá-las em seu programa pedagógico, estabelecendo diálogos com outros educadores e construindo juntos a melhor maneira para conjugar o material e a visita ao Museu Victor Meirelles.

———————————-
O quê: Semana da criança e dos professores e Lançamento do website e do dossiê educativo do Museu Victor Meirelles.
Quando: 13, 14 e 15 de outubro de 2009.
Quanto: Entrada livre.