Lançamento do Livro Victor Meirelles – Novas Leituras

Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
15h Encontro com os autores
18h Lançamento do livro

No dia 29 de outubro, às 18h, será lançado no Museu Victor Meirelles, em Florianópolis, o livro Victor Meirelles – Novas Leituras. O livro marca o encerramento da primeira etapa do Projeto Victor Meirelles – Memória e Documentação, que tem como objetivo o levantamento de todas as obras do artista, tanto no Brasil como no exterior, em coleções públicas e particulares.

No mesmo dia, às 15h, será realizada uma mesa-redonda com a organizadora do livro Maria Inez Turazzi e com os autores Alba Bielinski, Maria de Fátima Moraes Argon, Mário César Coelho, Monica Xexéo e Sônia Gomes Pereira.

Com um custo de quase R$ 400 mil em sua fase inicial, o projeto conta com o patrocínio da Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Primeira iniciativa do gênero dedicada a Victor Meirelles de Lima (1832-1903), o Projeto Victor Meirelles – Memória e Documentação consiste na catalogação de todas as criações do artista (obra artística e produção intelectual). O amplo conhecimento do acervo produzido por Victor Meirelles também possibilitará o debate e a formulação de novas leituras da vida e da obra de um dos maiores artistas do país.

O Projeto Victor Meirelles – Memória e Documentação tem a coordenação geral de Lourdes Rossetto, diretora do Museu Victor Meirelles, e a coordenação técnica de Maria Inez Turazzi, historiadora do Museu Imperial. A primeira etapa do Projeto já catalogou um número expressivo de obras e documentos escritos, totalizando cerca de 1.200 registros. Nesta fase também foi desenvolvido um importante instrumento de pesquisa que é o Banco de Dados e Imagens (BDI) sobre o artista, disponível para consulta pública no sítio www.museuvictormeirelles.org.br. O BDI é progressivamente alimentado com as informações pesquisadas e disponibilizará, em breve, informações sobre a biografia do artista, exposições e referências bibliográficas pertinentes. Em seu conjunto, o Projeto tem por objetivo criar o Catálogo da Obra Completa de Victor Meirelles, por meio do levantamento, catalogação, reprodução e divulgação da obra do artista, bem como do acervo textual, iconográfico, museológico e arquitetônico, desde o século XIX até os dias atuais.

O livro Victor Meirelles – Novas Leituras, editado pela Studio Nobel, sob a organização de Maria Inez Turazzi, apresenta artigos inéditos de Jorge Coli, Sônia Gomes Pereira, Monica Xexéo, Alba Bielinski, Maria de Fátima Moraes Argon, Mário César Coelho, Renata Santos e Paulo Roberto de Oliveira Reis. O livro possui três apêndices que exploram a documentação resultante do processo de pesquisa, realizado nessa primeira etapa do Projeto. Além dos artigos, o livro contém imagens pouco conhecidas do trabalho do artista e documentos manuscritos.

A equipe do Projeto, formada por historiadores, conservadores, documentalistas, webdesigners, técnicos em informática e estagiários, tem ainda alguns desafios pela frente. Isto porque a pesquisa em instituições públicas e particulares, realizada no Brasil e, também, no exterior, aponta para uma grande quantidade de documentos que ainda aguardam por um estudo mais atento.

Até setembro de 2009 foram catalogadas obras de Victor Meirelles em 31 instituições e em cinco coleções particulares pesquisadas. Este universo já trabalhado representa 86% do total de instituições, sendo que ainda restam 14% a serem pesquisadas. Já os dados sobre os tipos de instituições que foram estudadas, revelam que 46% delas são públicas, 19% são particulares, outros 19% são religiosas e os demais 16% estão em acervos de colecionadores particulares.