Oficina de formação em História da Arte: “Um mar de histórias… uma história da arte para iniciantes”, com Marlen De Martino

Alessandro Filipepi (dito Botticelli),
Alessandro Filipepi (dito Botticelli), “Vênus e as três graças presenteam uma jovem”, 1483-1485, detalhe de afresco Acervo: Museu do Louvre.

Dias 6, 13, 20 e 27 de julho de 2010
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
das 18h30 às 21h30

O Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles volta a promover as chamadas oficinas de formação cujo objetivo é introduzir o público em geral no universo da história, da teoria e da produção das artes visuais. A oficina “Um mar de histórias… uma história da arte para iniciantes” será ministrada pela pesquisadora e professora Marlen De Martino e ocorrerá ao longo do mês de julho de 2010, em quatro encontros semanais que ocorrerão no período noturno, sempre às terças-feiras.

A oficina abordará a arte levando em consideração as transformações culturais ocorridas desde a Antiguidade até o mundo contemporâneo. O objetivo será contar histórias e refletir sobre as obras de arte analisando as peculiaridades de cada período histórico, em diversos âmbitos: na política, na ciência e no comportamento. A idéia será promover uma sensibilização em relação a arte produzida pelo homem, ao longo dos tempos

Programa:

Módulo I – 06 de julho – 18h30 às 21h30
A Pré – História
A Mesopotâmia e as primeiras civilizações
O Egito dos faraós
A Grécia Antiga e a imortalidade

Módulo II – 13 de julho – 18h30 às 21h30
Roma no centro do mundo
O mundo medieval…
O Renascimento e as descobertas científicas

Módulo III – 20 de julho – 18h30 às 21h30
O Barroco e o novo ponto de fuga
O Neo-Clássico e a Era das Revoluções
O Romantismo

Módulo IV – 27 de julho – 18h30 às 21h30
“Os impressionistas”
O Modernismo e as vanguardas artísticas
O que é Arte? A Arte Contemporânea

Ministrante:
Marlen Batista De Martino é historiadora, Doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Universidade de Alanus-Alemanha; Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente atua como professora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) onde ministra as disciplinas: História Antiga e História, Imagem e Som.

Pré-inscrição até 1º de julho de 2010.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo pessoas que desejem realizar uma introdução à história da arte além de estudantes secundaristas e professores. Serão 50 vagas disponibilizadas. O critério de seleção será a análise das respostas enviadas pelo candidato ao questionário que segue abaixo. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 1º de julho de 2010 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 02 de julho.

Nome completo:
Telefone:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

—————————————————
O quê: Curso de formação em História da Arte, com Marlen De Martino.
Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles.
Quando: 6, 13, 20 e 27 de julho de 2010, carga horária de 12h/a distribuídas em quatro noites das 18h30 às 21h30 (certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 75% de freqüência na oficina)..
Quanto: Gratuita.