Oficina: Percursos e proposições derivantes do professor-artista-cartógrafo-etc com Juliana Crispe

Juliana Crispe, da série
Juliana Crispe, da série “Uma Alice para outra Alice”, 2010, impressão tamanhos variados.

Dias 18 e 19 de outubro de 2010, das 9 às 13h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O pólo Arte na Escola/UDESC promoverá, em parceria com o Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles, nos dias 18 e 19 de outubro a oficina Percursos e proposições derivantes do professor-artista-cartógrafo-etc, com Juliana Crispe.

A atividade pretende desencadear processos de criação artística e pedagógica em torno de percursos culturais. Os trajetos destes percursos preveem visitações aos espaços culturais, propondo olhares para a arquitetura, a história, a sociedade, bem como a seus costumes e tradições. A oficina se destina a professores, gestores e interessados em participar de percursos que possibilitam aberturas para reflexões em torno da visualidade contemporânea.

O primeiro momento da oficina visa provocar os participantes a utilizar, em seus planos de aula, o material pedagógico do kit viagem do projeto Vi Vendo Victor Meirelles, como um primeiro contato com o artista e com o Museu. Procura-se, então, capacitar os professores para a utilização do kit, como um primeiro contato dos alunos para o conhecimento sobre Victor Meirelles.

Num segundo momento, após a apresentação do material e do artista, baseando-se em uma obra presente no kit e que também se encontra na exposição de longa duração do Museu Victor Meirelles propõe-se uma deriva pela cidade, num percurso intitulado “Caminhando sobre a Desterro de hoje”. Após o percurso, os participantes serão levados ao Museu para a observação da obra e as possíveis relações e conexões que se pode traçar entre o passado e o presente, a arte do século XIX e a arte contemporânea.

Sobre a ministrante:
Juliana Crispe
 possui graduação em Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2006) e Licenciatura em Artes Visuais pela mesma instituição (2009). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na linha de Processos Artísticos na UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais e Arte Educação.

As inscrições serão realizadas no primeiro dia da oficina, sendo a entrada gratuita, respeitando a capacidade máxima da sala de 25 pessoas.

Pede-se aos interessados em cursar a oficina que tragam, se possível, câmera fotográfica ou de vídeo, além de bloco para anotação para o percurso.

————————————–
O quê: Oficina Percursos e proposições derivantes do professor-artista-cartógrafo-etc, com Juliana Crispe
Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles.
Quando: 18 e 19 de outubro de 2010, das 9 às 13h
Quanto: Gratuita.