Oficina prática Metrópole Comunicacional: a comunicação visual entre corpos (Parte 2)

Oficina prática
Metrópole Comunicacional: a comunicação visual entre corpos (Parte 2)

com Massimo Canevacci (Universidade de Roma “La Sapienza”)

oficina_massimocanevacci

Dias 18 e 22 de outubro de 2010, das 14 às 18h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles promoverá a segunda parte da oficina “Metrópole Comunicacional: a comunicação visual entre corpos e metrópole”, com o professor de antropologia cultural na Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade de Roma “La Sapienza”, Massimo Canevacci.
.
A primeira parte da oficina ocorreu em junho deste ano e abordou as formas contemporâneas das políticas que têm incorporado a comunicação digital como constituinte de uma nova cidadania, não apenas determinada pelo Estado-Nação, mas flutuante entre os e-spaces (espaços eletrônicos materiais e imateriais). Agora, no momento prático da oficina verificar-se-á etnograficamente as modalidades complexas e flutuantes da metrópole comunicacional..

Sobre o ministrante:
Massimo Canevacci
 é professor de Antropologia Cultural e de Arte e Culturas Digitais na Faculdade de Ciências da Comunicação, Universidade de Roma “La Sapienza”. Desde 1984, ensina e faz pesquisa também no Brasil. Como professor visitante foi convidado em diversas universidades européias, norte-americanas e também em Tokyo (Japao), em Nankin (China) e em Florianopolis (UFSC). Entre as suas publicações estão: Comunicação Visual (São Paulo: Editora Brasiliense, 2009), Fetichismos Visuais, (São Paulo, Editora Atelier, 2008), La linea di polvere. I tropici tra mutamento e autorappresentazione (Roma, Meltemi, 2007), Culturas eXtremas (Rio de Janeiro, DPA, 2005), Sincretismos. Uma exploração das hibridações culturais, (São Paulo, Studio Nobel, 1996), A cidade polifonica. Ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana (São Paulo, Studio Nobel, 1997). Diretor de Avatar, revista de antropologia, comunicação e artes visuais (Roma, Meltemi, 2001-2005). Como resultado de suas pesquisas sobre a cidade de São Paulo, recebeu no ano de 1995, do Presidente da Republica do Brasil, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

Estão inscritos automaticamente todos aqueles que participaram da primeira oficina ocorrida em junho de 2010. Demais interessados podem comparecer ao primeiro dia da oficina e realizar a inscrição no ato. Observar-se-á a capacidade máxima de 50 pessoas.

—————————–
O quê: Oficina prática “Metrópole Comunicacional: a comunicação visual entre corpos e metrópole”, com Massimo Canevacci.
Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles.
Quando: 18 e 22 de outubro de 2010, das 14 às 18h
Quanto: Gratuita.