Projeto Estação da Música com o duo de acordeom e violão formado por Arthur Boscato e Ismael Bianchi

Duo de Acordeom e Violão no Projeto Estação da Música

As potencialidades dos duos ganham cada vez mais possibilidades quanto mais os instrumentos parecem não se combinar.  Com esta premissa o projeto Estação da Música do Museu Victor Meirelles apresenta nesta quinta-feira, dia 23, às 19 horas, o duo de Acordeom e Violão formado pelos músicos Arthur Boscato e Ismael Bianchi.

No programa obras eruditas e populares, às vezes contemporâneas ou antigas, mas todas com um viés jazzístico trazido pela influência da dupla ou pelo próprio conceito instrumental vivenciado pelos músicos.  Os destaques são Astor Piazzolla e Jacob do Bandolim, com passagens pelo cancioneiro regional e por Luiz Gonzaga, um tributo obrigatório e inevitável do acordeom ao seu mestre maior.

Arthur Boscato é violonista, compositor, arranjador e produtor, tendo iniciado seus estudos musicais aos 5 anos. Gravou o seu primeiro CD aos 8 anos, como acordeonista, e os 12 anos decidiu focar seus estudos no violão, como autodidata, aliando a técnica do instrumento com estudos de leitura e harmonia. Aos 17, em Joinville, estudou violão flamenco e harmonia no conservatório Belas Artes, associado do Conservatório Souza Lima, de São Paulo. Seus principais projetos são o grupo de música instrumental brasileira Entrevero Instrumental, o Cancioneiros, de música regional, e o Lince, grupo de rock progressivo. Além disso, Arthur acompanha e tem produzido diversos artistas, principalmente da música regional. Atualmente cursa música na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, em Florianópolis.

Ismael Bianchi é acordeonista, tendo começado aos 11 anos de idade a tirar as primeiras notas musicais no teclado, passando mais tarde, aos 14 anos, para o acordeom.  Com 15 anos começou a desenvolver seu trabalho com música regional e popular, atuando com grupos e bandas de baile. Teve um intenso contato com o músico multi-instrumentista e mestre Aldo Balzan, que lhe influenciou musicalmente apresentando uma forma diferente de ampliar ideias, dando ênfase para versatilidade no instrumento. Atualmente é aluno do curso de música da UDESC.

Estação da Música é um projeto criado para difundir a música clássica, que prevê em sua execução audições em pequenos formatos, de modo a aproximar músicos e plateia, sempre privilegiando o espaço e a ótima acústica da casa onde nasceu Victor Meirelles.

estacaomusica

Como forma de incentivar também o conhecimento da música, seus autores e sua história, durante o concerto os músicos conversam com o público, apresentam as peças que vão tocar, os seus movimentos, e oferecem informações sobre estilos musicais, o estudo da música e os instrumentos que utilizam.

As apresentações são mensais e acontecem durante o inverno e a primavera, na Sala de Exposições do Museu Victor Meirelles. O lançamento do projeto aconteceu no dia 21 de junho de 2011, celebrado junto com o início da estação do inverno, quando acontece a Festa da Música.

O projeto Estação da Música é uma atividade da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles, que conta com o patrocínio da Tractebel Energia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  A entrada é gratuita.

Vídeos do evento:

Elétrico – (Diego Guerro) Arthur Boscato e Ismael Bianchi