Oficina teórico-prática com Kelly Tavares

“Desenvolvendo estratégias participativas para a ampliação e manutenção da comunidade nos espaços museológicos”

O Museu Victor Meirelles realiza nos dias 24 e 25 de maio e 29 de junho de 2012, das 14 às 18 horas, a oficina Desenvolvendo estratégias participativas para a ampliação e manutenção da comunidade nos espaços museológicos.

A oficina tem como público alvo os profissionais de museus de todas as áreas e será ministrada por Kelly Tavares, mestre em Gestão Cultural pela University of Oregon, EUA, e com Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES.

A ementa do curso aponta para a busca de soluções inovadoras de maneira colaborativa e, ao mesmo tempo, a mobilização de atividades que transformem o planejamento em uma prática viável para fortalecer os programas oferecidos pelos museus ao seu público-alvo.

A proposta visa também discutir estratégias para a criação de políticas que possibilitem o cumprimento de planos de ação. Além disso, servirá como um exercício teórico e prático para a elaboração e execução de um projeto que poderá ser aproveitado pelos museus em seus planejamentos estratégicos.

Com o objetivo de capacitar o corpo técnico de museus para a promoção da democracia cultural, as inscrições para a oficina já estão abertas. Para tanto, basta enviar e-mail para mvm.ac@museus.gov.br até o dia 20 de maio, com o nome completo, instituição e telefone para contato. As 30 vagas distribuídas serão preenchidas de modo a privilegiar o máximo de instituições interessadas. O resultado com a relação dos(as) selecionados(as) será divulgado no dia 21 de maio.

Fotos da oficina:

Programação:

1º Dia

Conteúdos teóricos abordados:
Democracia Cultural: acessibilidade e empoderamento
Desafios Enfrentados: Instabilidade e mobilização política
Visão da instituição: Aonde se quer chegar?
Detalhar Elementos do Planejamento Estratégico: Análise, plano de ação, implementação, avaliação, aperfeiçoamento do plano.
Princípios da Democracia Organizacional
Capacitação da equipe para execução do plano e desafios para uma democracia organizacional.
Apresentação da proposta prática:
Plano de ações considerando os seguintes pontos:
O Museu – missão, visão, objetivos e metas.
Objetivo principal – ampliar as ações do museu junto à comunidade a fim de criar uma relação de troca e formação de público-alvo.
Desafio – Instabilidade operacional
Ações políticas

2º Dia

Desenvolvimento da Proposta Prática:
Discutir um resumo de estudo de caso da instituição
Elaborar esboço do 1º dia com base no estudo de caso apresentado e com base nos elementos do planejamento estratégico (Missão, visão, objetivos, metas, análise situacional, alternativas estratégicas, plano operacional/ plano de ações, capacitação, plano de marketing, implementação, avaliação e reformulação do planejamento).
Elaborar um plano de ação de maneira participativa.
Selecionar uma ação para implementação no terceiro dia.

3º Dia

Execução
Capacitação profissional: O trabalho em equipe
A delegação e distribuição de tarefas