Encontro com o poeta Régis Bonvicino

Terceiro Encontro com o Artista convida o poeta Régis Bonvicino

Um dos mais provocantes e interessantes escritores dos últimos 25 anos. É assim que o Selected Poems, livro com a tradução de seus poemas para a língua inglesa apresenta Régis Bonvicino.

Convidado pelo Museu Victor Meirelles, Régis estará conversando com o público nesta quarta-feira, 25 de julho, às 18h30min, dentro da programação da terceira edição do Encontro com o Artista, que o museu realiza bimestralmente, desde abril deste ano.

O mediador convidado para o Encontro é Sérgio Medeiros, poeta e professor da Universidade Federal de Santa Catarina e, atualmente, também diretor da Editora da UFSC.

Formado em Direito pela USP, em 1978, Régis Bonvicino já havia publicado seu primeiro livro de poemas (Bicho Papel), em 1975, mesmo ano em que estreia na imprensa, no Jornal do Arena.

Trabalhou como articulista do Jornal da Tarde, da Revista IstoÉ e do jornal Folha de São Paulo, até 1989, e foi militante ativo pela redemocratização do Brasil a partir de 1974. Também dirigiu várias revistas literárias no período entre 1975 e 1983.

Seguiu colaborando na Folha de São Paulo e passou a contribuir também para o jornal O Estado de São Paulo, em 2000, mantendo ainda uma coluna no Portal iG, entre 2008 e 2009, e se tornou fundador e coeditor da revista de poesia e cultura Sibila, junto com Charles Bernstein, na qual participam nomes importantes para a poesia contemporânea.

Além disso, ainda no ano de 1990, recebeu o Prêmio Jabuti na categoria poesia, com o livro 33 Poemas.  Seus três primeiros livros Bicho Papel (1975), Régis Hotel (1978) e Sósia da Cópia (1983) foram editados por ele mesmo. Hoje os três estão reunidos no volume Primeiro Tempo, da Editora Perspectiva, lançado em 1995.

Seus poemas estão traduzidos para o francês, inglês, castelhano, catalão, dinamarquês e chinês, tendo a editora Sun & Moon, de Los Angeles, publicado uma antologia individual de sua poesia em língua inglesa, no ano 2000.

O Encontro com o Artista é uma atividade da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles, que conta com o patrocínio da Tractebel Energia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  A entrada é gratuita.

Fotos do encontro:

regis3 regis2 regis1