INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS

Museu Victor Meirelles

20º Encontro do Grupo de Estudos Política de Acervos

Palestra:
A Era da Padronização em Museus:
Os Desafios Contemporâneos para a Gestão de Coleções Musealizadas
com Diego Lemos Ribeiro (Professor e Coordenador do Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas, RS)
Dia 10 de outubro de 2014

Na próxima sexta-feira, 10 de outubro, o Museu Victor Meirelles recebe o professor Diego Lemos Ribeiro para a palestra A era da padronização em museus: os desafios contemporâneos para a gestão de coleções musealizadas.

O encontro acontece às 18 horas, na Sala de Exposições Temporárias, e a atividade faz parte da programação do Grupo de Estudos Política de Acervos do Museu Victor Meirelles, criado em 2011, que tem como objetivos levantar fontes de estudos sobre o tema e trocar conhecimentos e experiências quanto à aquisição, gestão e descarte de acervos em unidades museológicas.

Diego Ribeiro é professor e coordenador do Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas/RS. Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo/MAE-USP. Atualmente desenvolve trabalhos e orienta pesquisas na área de gestão e diagnóstico de museus, notadamente de acervos arqueológicos.

Cartaz (Era da Padronização_baixa)Sobre o tema da palestra Diego enfatiza que o campo dos museus vem passando por uma robusta discussão no que tange à gestão de coleções. Leis, resoluções, códigos de ética e uma ampla bibliografia suprem a demanda de profissionalização da área que, por longa data, seguiu caminhos difusos e livres de princípios norteadores e parâmetros mínimos. Este movimento de estandardização, por sua vez, inaugura a necessidade de discussão dessas políticas institucionais em um cenário heterogêneo e plural de experiências Museais. A conversa, pois, tem como objetivo problematizar as potencialidades e os limites da era da padronização em museus, com base em dois estudos de caso: um museu tradicional de arqueologia e um museu rural, com características de museu comunitário.

O evento é uma continuidade dos encontros do Grupo de Estudos Política de Acervos do Museu Victor Meirelles, iniciados em 2012, que tem como objetivo reunir especialistas e fomentar o debate entre professores, estudantes e profissionais na área de patrimônio, sobre política e gestão de acervos em museus.

A entrada é gratuita.

Fotos do encontro:


Palestra: A era da padronização em museus:
os desafios contemporâneos para a gestão de coleções musealizadas
Ministrante: Professor Diego Lemos Ribeiro
Dia 10 de outubro de 2014, sexta-feira, às 18h
Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59, Centro – Florianópolis/SC
Tel.: 48  3222-0692
Entrada Gratuita