Chamada de Trabalhos Revista Eletrônica Ventilando Acervos n° 02

A Revista Eletrônica Ventilando Acervos convida pesquisadores e profissionais de museus brasileiros e estrangeiros a compartilhar suas reflexões e atividades realizadas na área da gestão de acervos em museus.

O prazo para envio de trabalhos se encerra em 04 de abril de 2014. Os artigos selecionados serão divulgados no dia 28 de abril e passarão a estar disponíveis no site da revista no mês de maio.

Chamada2014

A Revista recebe Artigos, Relatos de experiências, Entrevistas e Resenhas de livros, filmes ou exposições.

Os trabalhos devem ser enviados para o endereço eletrônico da Revista reva@museus.gov.br e o assunto da mensagem deve indicar “Inscrição de trabalho”.

Os temas dos trabalhos devem estar de acordo com as três linhas de concentração da Revista, que são:

• Gestão de Acervos em museus: bases conceituais, diretrizes internacionais, história da Museologia, da Documentação e da Gestão de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos em museus.
  • Colecionismo: debates em torno do ato de colecionar, de reunir elementos da realidade em nível tanto individual quanto coletivo, refletindo sobre nossa relação com o patrimônio na construção e afirmação de identidades e memórias.
  • Política de Acervos passo a passo: o lado prático da construção do documento. Como organizar o pensamento e estabelecer um método para elaboração de uma Política de Acervos? Por onde começar? Com quem trabalhar? Quais as influências a considerar e as questões a serem registradas ou omitidas? Como transformar o exercício do planejamento em efetiva ação nos museus?

A Comissão Editorial do 2° volume, formada por servidores do Museu Victor Meirelles e membros convidados do Grupo de Estudos Política de Acervos (http://politicadeacervos.wordpress.com), realizará a seleção de trabalhos conforme os seguintes critérios:

• Adequação temática à área de interesse da Revista;
  • Atualidade e importância do tema e originalidade em seu tratamento;
  • Universalidade do tema, assegurando que o trabalho possa atingir também ao público não especializado;
  • Consistência dos dados e das fontes que fundamentam a pesquisa empírica e/ou a discussão teórica;
  • Organização do trabalho, argumentação e redação.

Os temas e as normas de publicação estão disponíveis para consulta na página da Revista:

Os trabalhos publicados pela Revista são de exclusiva responsabilidade de seus autores e podem ser reproduzidos, desde que a fonte seja citada.

A Revista Eletrônica Ventilando Acervos foi idealizada pelo Museu Victor Meirelles que, desde novembro de 2011 iniciou o Grupo de Estudos Política de Acervos com a participação de seus funcionários e da comunidade local, para desenvolver, reunir e socializar práticas e conhecimentos acerca da gestão de acervos em museus.

Por um lado, a Revista objetiva reunir um arcabouço teórico para auxiliar os museus a elaborar suas Políticas de Acervos. Este documento estabelece diretrizes gerais para a conceituação e o gerenciamento de acervos por meio da definição de processos e procedimentos técnicos concernentes à aquisição, à documentação e ao descarte das coleções. Por outro lado, visa disseminar as experiências de museus que já elaboraram suas Políticas de Acervos, trocando práticas e exemplos de referência para reflexão sobre as atividades realizadas, os profissionais envolvidos, as dificuldades encontradas e os caminhos escolhidos.

Revista Eletrônica Ventilando Acervos
Chamada de Trabalhos