Conversa Sobre Joia de Arte

Joia de Arte
Joia de Arte – Roberta Kanan Burchardt

O Museu Victor Meirelles programou para o próximo dia 2 de abril, quarta-feira, às 17 horas, uma conversa com a artista e designer Roberta Kanan Burchardt com o tema O que é Joia de Arte.

Utilizando uma variedade de materiais, a Joia de Arte, segundo Roberta, é criada não apenas com metais e pedras preciosas, o que gera um contrapeso ao uso destes na joalheria tradicional. “Deve ser comparada às expressões de arte e outras mídias como vidro, madeira e cerâmica. É uma forma de expressar processos artísticos, muitas vezes está relacionada ao corpo e pode ser autobiográfica”, ressalta a designer.

A ideia é disseminar o que a artista plástica formada na UDESC e Universidade da Califórnia – UCLA, em design de interiores, que vive em Estocolmo, aprendeu na Suécia durante o mestrado no departamento de Joia de Arte e Corpus em relação a objetos e utensílios domésticos como objetos de arte.

Trabalhando entre cenografia, objeto e joalheria, a conversa tem como objetivo mostrar um pouco da produção europeia de Joia de Arte, dando oportunidade ao público de desenvolver perspectivas e parâmetros para compreender e definir o que é a Joia de Arte como um tipo de prática, de objeto e um mercado.

Fotos da conversa:

O que é Joia de Arte