Exposição Entorno, de Fernando Lindote

O Museu Victor Meirelles abre nesta quarta-feira, dia 15 de abril, às 19 horas, a exposição Entorno, com trabalhos de Fernando Lindote. Antes, às 18h, acontece o Encontro com o Artista, evento que antecede as aberturas de exposições e onde o expositor conversa com o público sobre sua trajetória e seu trabalho.

Arjuna óleo sobre tela 200 x 150 cm 2012
Arjuna, óleo sobre tela, 200 x 150 cm, 2012

Esta é a primeira de uma série de exposições que o museu irá fazer, tendo como tema a memória. Na verdade, o ciclo tem o título de Memória em Trânsito justamente por propor uma reflexão sobre os artistas catarinenses, dos quais o Museu Victor Meirelles possui obras em seu acervo, numa tentativa de ampliar o entendimento da poética que envolve a produção desses artistas.

O tempo e a memória, portanto, são o início de tudo. O artista é convidado a realizar uma exposição individual que tem como ponto de partida a sua obra, doada ao museu em outro momento de sua trajetória. A partir desta obra toda a exposição se desenvolve, explicitando não só os momentos pontuais de sua criação ao longo do tempo, como também confirmando a configuração transitória da memória em relação às próprias criações.

A exposição Entorno é composta por obras do acervo do próprio artista e de coleções particulares, o que é sempre uma boa oportunidade de observação, dada a periodicidade com que são expostas. E sobre o diálogo proposto para a exposição, cuja curadoria é também do artista, Fernando Lindote explica: “Entorno se fez em torno de um trabalho que pertence ao acervo do Museu Victor Meirelles. Trata-se de um desenho onde uma linha de nanquim preto foi lambida ao redor da folha. O centro da imagem é a superfície sem marcas do papel. A partir deste trabalho escolhi outros trabalhos que de algum modo reiteram a gravitação dos conteúdos em relação a um núcleo que demanda preenchimento: camadas de representação em torno de um abismo inaugural. Seja pela repetição do motivo, seja pela ênfase na superfície, pela gravitação das partes ou pelo isolamento da imagem pela margem, estes trabalhos me parecem reiterar esse núcleo de potência do que ainda está por se fazer. Se a data de execução dos trabalhos recua até 1987, com a presença de obras de 1992, 2009 ou 2014, isso se dá para melhor focalizar esse aspecto de gravitar em torno na minha obra, sem nenhuma intenção retrospectiva.”

Sem título, óleo sobre tela, 70 x 70 cm, 2014

Fernando Lindote nasceu em Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, e está há mais de 30 anos vivendo em Florianópolis/SC. Artista de múltiplas facetas, começou se interessando pelo cartum e hoje é reconhecidamente um artista que utiliza várias linguagens, como a pintura, escultura, vídeo, instalação e desenho. Também se destaca por uma produção considerável de trabalhos híbridos, ou seja, obras que utilizam e combinam dois ou mais suportes.

Entorno fica no Museu Victor Meirelles até o dia 13 de junho, podendo ser vista de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas e aos sábados, das 10 às 14 horas. A entrada é gratuita.

Entorno
Exposição de Fernando Lindote