Seminário “Paulo Gaiad: a poética da viagem”

Paulo Gaiad, O juízo final em Delft, técnica mista, 50,0 x 200,0 cm, 2015, Coleção do artista

O Museu Victor Meirelles, até o dia 12 de dezembro, recebe a exposição “Anotações a Caminho”, do artista Paulo Gaiad. A mostra faz parte do projeto Memória em Trânsito que propõe aprofundar as pesquisas em torno das obras dos artistas que vivem e trabalham em Santa Catarina pertencentes ao acervo do Museu Victor Meirelles.

Uma das estratégias para esse aprofundamento é a realização de um Seminário sobre a obra do artista em exposição. Essa é a proposta de “Paulo Gaiad: A Poética da Viagem”, que acontecerá no dia 17 de novembro, às 19h, na sala de exposições temporárias. A programação terá a participação do artista que estará acompanhado do jornalista e pesquisador Fifo Lima, autor do livro “Paulo Gaiad: Vida e Obra”, lançado pela Tempo Editorial em 2010, bem como do professor e pesquisador Luis Felipe Soares, do Curso de Cinema, da Universidade Federal de Santa Catarina, responsável pela Revista Punctum, que publicou um dossiê focado na obra de Paulo Gaiad (http://www.punctum.ufsc.br/?p=2098).

Na abertura da exposição, durante a “Conversa com o artista”, Paulo Gaiad declarou: “Eu começo a recriar lugares por onde passei para que, caso precisar, eu possa recorrer e ficar. É a ideia que tenho dos meus trabalhos. Eu documento uma memória para eu poder, se precisar, fugir e me agarrar ali. Tenho esse processo meu que é muito individual. Eu sou muito restrito, muito reservado. Não consigo andar muito. É até uma falha porque eu acabo perdendo muita visão do que se está se vivendo, do que se está fazendo em arte, em desenho, mas é meu jeito de ser, é uma forma de eu me preservar”.

Fotos do Seminário:

Seminário “Paulo Gaiad: a Poética da Viagem”, com Fifo Lima, Luis Felipe Soares e Paulo Gaiad;
17 de novembro, às 19h;
Sala de exposições temporárias do Museu Victor Meirelles (Rua Victor Meirelles, 59, Centro, Florianópolis, SC)
gratuito
Mais informações: 48 3222-0692 / mvm@museus.gov.br