14ª Semana de Museus – Museus e Paisagens Culturais

Não só vista ou panorama. A paisagem inscrita pela cultura é um conjunto de objetos concretos, um sistema material. E também modos de sentir, viver, expressar e se identificar com discursos e símbolos que circulam por determinado território. Elementos que trazem consigo índices do passado que a todo momento são atualizados e ressignificados na contemporaneidade. A programação ocorrerá de 16 a 21 de maio de 2016, com as seguintes atividades:

Seminário “Paisagens Culturais na constelação de acervos”

Os acervos, as coleções e sua estreita relação com as paisagens culturais são os assuntos em questão no 3º Seminário de Políticas de Acervos do Museu Victor Meirelles, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura (MinC). Nesta edição, a programação será realizada pela parceria entre Museu Victor Meirelles, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Santa Catarina (IPHAN-SC), Comitê do Conselho Internacional dos Museus para o Desenvolvimento de Coleções (COMCOL-ICOM) e Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Dias 16 e 17 de maio, segunda e terça-feira, na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Fotos do Seminário:

Ação educativa: Cartografando Nossa Senhora do Desterro

Edição especial de Cartografando Nossa Senhora do Desterro com o Projeto Fazer a Praça, junto à comunidade do Saco Grande-Monte Verde.

Dias 18 e 19 de maio, quarta e quinta-feira, ponto de partida: Museu Victor Meirelles.

Paisagem à vista: Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição

Um mutirão realizará, em parceria com o Instituto Hórus, o controle de espécies invasoras no Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição. A proposta do Instituto é desenvolver alternativas de conservação ambiental e integrá-las aos processos de desenvolvimento econômico e social, aos sistemas de produção e à rotina da sociedade.

Dia 20 de maio, sexta-feira, às 8h30. Necessária prévia inscrição pelo e-mail mvm.agenda@museus.gov.br. Ponto de encontro: Avenida das Rendeiras, Lagoa da Conceição, entrada das dunas.

Paisagem à vista: Ilha do Campeche

A saída de campo irá abordar e propor experiência junto à paisagem cultural e natural desta ilha situada na costa leste da Ilha de Santa Catarina. Lá se encontram a maior parte das inscrições rupestres da região. A programação será realizada em parceria com o IPHAN-SC, responsável legal pela gestão da Ilha do Campeche.

Dia 21 de maio, sábado, saída da Ponta da Praia da Armação, às 9h. Necessária prévia inscrição pelo e-mail mvm.agenda@museus.gov.br. Despesas relativas à alimentação e deslocamento até a Ilha correrão por conta dos participantes.

14semanamuseus