Oficina de Mediação Cultural com Daniele Zacarão

Na próxima quinta e sexta-feira, dias 1º e 2 de dezembro, das 14 às 18 horas, o Museu Victor Meirelles realiza a Oficina de Mediação Cultural, ministrada pela professora e gestora cultural Daniele Zacarão.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail mvm@museus.gov.br. O público alvo são os estudantes, professores, artistas, educadores e profissionais de museus e espaços culturais.

Tendo como principal foco a mediação e sua atuação como ação educativa no atendimento ao público de museus, galerias de arte e centros culturais, a oficina vai propor a apresentação e a discussão sobre essa prática, abordando ainda a mediação como espaço de diálogo nas exposições, as ações culturais e educativas, a comunicação com diferentes públicos, a inclusão e acessibilidade, a curadoria educativa e, por fim, as potencialidades interdisciplinares e transdisciplinares das exposições.

Daniele Zacarão possui graduação em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC e é mestranda em Artes Visuais com pesquisa em Processos Artísticos Contemporâneos e especialização em Educação Estética: Arte e as Perspectivas Contemporâneas, pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

mediacao2

Atuou na equipe de coordenação de mediação da exposição Biografia da Vida Urbana, na 10ª Bienal do Mercosul, em 2015, e atualmente é professora substituta na disciplina Laboratório de Criação, na Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.

A mediação cultural se estabelece como um espaço de diálogo entre o público e a arte, incentivando a abordagem crítica, a problematização, a contextualização histórica e estética, desdobrando-se para além das questões específicas do campo artístico. A Oficina de Mediação Cultural, portanto, tem como objetivo introduzir noções básicas de mediação e refletir sobre seus processos em exposições de arte.

O Museu Victor Meirelles está funcionando na sua sede provisória, que fica na Rua Rafael Bandeira, nº 41, Centro, em Florianópolis. A entrada é gratuita.

Fotos da Oficina:

Oficina de Mediação Cultural