Semana da Criança: “Era uma vez um pintor chamado Victor”

Oficina Dobramentos, no MVM

O Museu Victor Meirelles realiza na próxima quinta-feira, dia 13 de outubro, um evento em comemoração ao Dia da Criança que promete mexer com a criatividade dos participantes.

Trata-se do jogo “Era uma vez um pintor chamado Victor”, um game de criação coletiva de histórias, pensado para crianças de 7 a 8 anos de idade. Nessa atividade lúdica, idealizada pela equipe da Ação Educativa do Museu Victor Meirelles, os jogadores, alternadamente, criam a história do pintor chamado Victor a partir da construção de frases e de um número determinado de palavras. Nessa brincadeira, nunca se sabe com quantas palavras as crianças podem construir suas frases, porque tudo depende das rolagens dos dados. O que é possível criar com três palavras? E com cinco?

Enquanto jogam, as crianças aprendem a cooperar, dividir e expressar a sua criatividade em um ambiente seguro e estruturado. Nesse sentido, o jogo requer que crianças construam sentenças com poucas palavras de uma vez, cooperando entre si para criar a história coletiva do pintor chamado Victor. Para jogar, são utilizados 15 dados, papel, lápis e borracha, além, claro, de muita criatividade.

As inscrições serão realizadas individualmente até o dia 11 de outubro, terça-feira, somente para crianças de 7 a 8 anos, através do e-mail mvm.educativo@museus.gov.br. Estão previstas duas sessões do jogo, às 10 e às 15 horas, e em cada uma delas serão formados grupos de seis crianças. A sessão tem previsão de duração de aproximadamente 1 hora.

A atividade é gratuita e será realizada na sede provisória do Museu Victor Meirelles, localizada na Rua Rafael Bandeira, nº 41, no Centro.