Encontro – “Caminhos do Contemporâneo: Moda, Arte e Memória”

O Museu Victor Meirelles realiza entre os dias 27 e 29 de junho o evento Caminhos do Contemporâneo: Moda, Arte e Memória, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina-Udesc. Durante os três dias acontecerão três mesas redondas e uma exposição, todas com a temática da moda, seus processos criativos e suas relações com os espaços museológicos e a memória.

Todas as mesas-redondas se iniciam no horário das 15h30min. No dia 27, terça-feira, a primeira mesa tem como título Atos criativos e apropriações de memória, cuja proposta é a discussão acerca dos processos criativos em moda que levam em conta discussões sobre a memória. A mesa terá as participações da professora da Udesc Mara Rúbia Sant’Anna, da designer de moda Jéssica Prado e do bacharelando em moda Márcio Monticelli.

Exposição Moda Baixa

Ainda no dia 27, às 17h30, acontece a abertura da exposição Álbuns de Família, uma experiência pedagógica.

Na quarta-feira, dia 28, a mesa é Imagens de moda, experiências de moda, que tem como objetivo as imagens como ponto de partida da discussão sobre sociedade, moda e condições do feminino, cujas pesquisas contam com importantes acervos de pesquisa. A mesa contará com as participações das professoras Bianca Scliar e Daniela Novelli, da UFSC, da mestranda Tatiana Rebellato e da bacharelanda em teatro Thais Vieira Alves.

No dia 29, quinta-feira, o tema é Museus, arte e educação, e vai abordar as pesquisas realizadas, ou em desenvolvimento, que demonstram a riqueza dos cruzamentos em arte e educação, apontando para a importância dos acervos museológicos e seus espaços expositivos neste percurso. Durante os debates, haverá a exibição e discussão do vídeo Espaços Móveis Ruídos, dirigido por Bianca Scliar. A mesa conta com as presenças das professoras Liane Nagel, da UFSC, e Mara Rúbia Sant’Anna, da Udesc, e da mestranda Priscila Barbeiro.

Caminhos do Contemporâneo: Moda, Arte e Memória é uma atividade da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles. A entrada é gratuita.

Fotos do evento:

Caminhos do Contemporâneo: Moda, Arte e Memória