Exposição “Floresta” de Flávia Fernandes

Floresta – Flávia Fernandes fotografia analógica – 20,0 x 15,0 cm
Floresta – Flávia Fernandes
fotografia analógica – 20,0 x 15,0 cm

O Museu Victor Meirelles abre na próxima quarta-feira, dia 28 de junho, às 19 horas, a exposição Floresta, de Flávia Fernandes. Antes, às 18h, acontece o tradicional Encontro com a Artista, evento em que Flávia conversará com o público sobre a exposição e sua trajetória.

Tudo começa quando a artista decide fazer algumas interferências em uma floresta queimada, a partir do silêncio impressionante nela existente. “A primeira ação foi pintar alguns troncos com cor e fotografar, para ter uma primeira aproximação. Fiz algumas impressões diretas de troncos cortados de vários lugares fora da floresta e xilogravuras, criando grafismos que me remetiam ao veio ou seiva das árvores, às vezes misturando xilogravura com impressão direta”, conta Flávia.

A exposição faz parte do projeto Memória em Trânsito do Museu Victor Meirelles, que tem como objetivo propor uma reflexão sobre os artistas catarinenses dos quais o Museu possui obras em seu acervo, numa tentativa de ampliar o entendimento da poética que envolve a produção desses artistas.

A obra de Flávia Fernandes que dialoga com esta exposição é Fiat Lux, um trabalho que tem como referência o gesto como a própria pulsação. “Essa questão do gesto vai se ampliando e mudando conforme o trabalho que vou realizando. No trabalho A Floresta, nas monotipias o gesto também define a obra, a partir de uma matriz já existente – as árvores cortadas -, incluindo marcas da minha mão fazendo o trabalho”, explica.

Pintora, desenhista e gravadora, Flávia Fernandes é mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com formação em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP/SP. É professora de gravura e desenho na Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC e na Universidade do Estado de Santa Catarina-Udesc, em Florianópolis.

A exposição Floresta, de Flávia Fernandes, fica no Museu Victor Meirelles até 12 de agosto. Os horários de visitação são de terça a sexta-feira das 10 às 18 horas e, aos sábados, de 10 às 14 horas. A entrada é gratuita.

Floresta
Exposição de Flávia Fernandes