Mesa Redonda: Diálogo Arte e Ciência – O Jardim Colaborativo de Fritz Müller

O Museu Victor Meirelles realiza na próxima terça-feira, dia 11 de abril, às 19 horas, a mesa-redonda Diálogo Arte e Ciência – O Jardim Colaborativo de Fritz Müller. A proposta é discutir a relação entre arte e ciência a partir do trabalho do naturalista Fritz Müller, tendo como pano de fundo a exposição de mesmo nome, da artista Yara Guasque.

Fritz Müller

Os convidados são Mário Steindel, professor Titular de Parasitologia do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina; Margherita Anna Barroco, professora titular aposentada do Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética, também da Universidade Federal de Santa Catarina; Zé Paiva, fotógrafo que se dedica a projetos autorias com temáticas ligadas à natureza, pós-graduado em Fotografia pela Univali e a artista Yara Guasque, pesquisadora independente, graduada em Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

A exposição O Jardim Colaborativo de Fritz Müller foi aberta no final de fevereiro, no Museu Victor Meirelles, fazendo um pequeno inventário da flora catarinense do século XIX, cujas espécimes ainda hoje podem ser encontrados na mata. Todo este material, que foi enviado ao exterior, testemunha a interlocução entre dois naturalistas da época: Fritz Müller, de Santa Catarina, e Charles Darwin, da Inglaterra, e evidencia as redes de colaboração do passado e do presente.

A exposição O Jardim Colaborativo de Fritz Müller, de Yara Guasque, vai até dia 15 de abril no Museu Victor Meirelles, que fica na Rua Rafael Bandeira, nº 41, no Centro de Florianópolis. Não é necessário inscrição para a mesa-redonda. A entrada é gratuita.

Fotos da mesa redonda:

Diálogo Arte e Ciência