A Fotografia entre gestos e registros

Oficina com a artista Letícia Cardoso
28 e 29 de junho, das 14 às 17h

leticia

O Museu Victor Meirelles promove, nos dias 28 e 29 de junho, das 14h às 17h, a oficina “A Fotografia entre gestos e registros”, ministrada pela artista Letícia de Brito Cardoso.

A oficina parte da discussão sobre o cruzamento entre a fotografia e a arte contemporânea, abordando a fotografia como possibilidade de registro de um gesto efêmero e a elaboração de múltiplos. Além disso, o tema está diretamente relacionado à produção artística de Letícia, que no dia 21 de junho, realiza a exposição individual “O Museu entre gestos e registros”, no próprio Museu Victor Meirelles.

Dessa forma, a oficina e a mostra traçam um paralelo interessante, em que a artista debate os trabalhos presentes na exposição e também apresenta a produção de outros artistas e teóricos como Philippe Dubois, Roland Barthes, Rosalind Krauss, Serge Tisseron, Susan Sontag e Vilém Flusser, incentivando os participantes à articulação entre teoria e prática artística.

A artista Letícia de Brito Cardoso é Mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou recentemente as exposições individuais “Primavera”, no Espaço Arco em Florianópolis, 2006 e “Jogar-brincar da maneira de executar as propostas à circulação no Território da Arte”, na Pinacoteca do Instituto de Artes da UFRGS, 2005. Além disso, participou de diversas exposições coletivas, entre elas “Projeto Trajetória 3” na Fundação Joaquim Nabuco em Recife, 2004, “Faxinal das Artes” no Museu de Arte Contemporânea em Curitiba, 2002 e Programa “Rumos – Artes Visuais”, no Instituto Itaú Cultural, 2001.

Este evento faz parte da programação da Agenda Cultural 2006 do Museu Victor Meirelles, que conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Pré-inscrição até dia 21 de junho de 2006

A oficina é gratuita, mas possui apenas 20 vagas. Quem estiver interessado em participar, deve encaminhar os seguintes dados para o Museu Victor Meirelles:

1. Nome Completo:
2. Telefone:
3. Email:
4. Formação:
5. Área de atuação profissional:
6. Instituição:
7. Por que deseja participar desta oficina?
8. Já participou de outras atividades no Museu Victor Meirelles? Quais?}
9. Como ficou sabendo desta atividade?

O pedido de inscrição pode ser enviado para o email museu.victor.meirelles@iphan.gov.br ou entregue diretamente no Museu (Rua Victor Meirelles, 59, Centro – Florianópolis – SC), até o dia 21 de junho de 2006.