Arte Contemporânea e Arte Acadêmica

O Museu Victor Meirelles dá continuidade, em fevereiro de 2006, ao Ciclo de História da Arte Brasileira, realizado pelo Museu desde 2003, trazendo a Florianópolis professores e pesquisadores conceituados para apresentar e discutir a produção de arte no país e seu contexto histórico em diferentes períodos.

Nesta edição, o crítico de arte e curador Felipe Chaimovich, realizará a oficina teórica “Arte Contemporânea e Arte Acadêmica”, nos dias 13 e 14 de fevereiro, das 14h às 18h.

A oficina abordará as relações entre a arte acadêmica e o pensamento contemporâneo, discutindo os seguintes temas: origem da academia na escola platônica; a arte do desenho e as academias européias; academia, Estado e revolução industrial; arte totalitária e estética de Estado na primeira metade do século XX; arte contemporânea e crítica do gosto; aspectos do financiamento da arte atual.

chaimovich
O tema desta oficina está relacionado a sua proposta de curadoria para o Panorama da Arte Brasileira 2005 realizado no Museu de Arte Moderna de São Paulo. A reflexão sobre a atual produção artística nacional desta edição do Panorama baseou-se no sistema de gêneros da arte, usado desde a Academia Real de Pintura e Escultura de Paris, no século XVII, para estruturar a representação do mundo. A referência aos gêneros (paisagem, costume, retrato, natureza-morta, alegoria, emblema, história e religiosidade) evidencia uma herança histórica, recuperando o diálogo universal da arte e aproximando essa herança do debate contemporâneo. Segundo Felipe, essa é uma exposição investigativa na medida em que não propõe um sentido positivista e definidor de uma arte nacional, mas procura construir um processo cultural em desenvolvimento onde a nacionalidade está em projetar idéias de futuro.

Felipe Chaimovich vem desenvolvendo um importante trabalho como critico de arte no país e curador do MAM-SP desde 2002. Atua como crítico de arte no jornal Folha de São Paulo desde 2000 e é professor de História da Arte Contemporânea e Crítica de Arte na Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo. Possui doutorado e pós-doutorado em filosofia pela Universidade de São Paulo.

Este evento faz parte da programação da Agenda Cultural 2005 do Museu Victor Meirelles, que conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Pré-inscrição até dia 05 de fevereiro de 2006.

A oficina é gratuita, mas possui vagas limitadas. Quem estiver interessado em participar, deve encaminhar os seguintes dados para o Museu Victor Meirelles:

1. Nome Completo:
2. Telefone:
3. Email:
4. Formação:
5. Área de atuação profissional:
6. Instituição:
7. Por que deseja participar desta oficina?
8. Já participou de outras atividades no Museu Victor Meirelles? Quais?

O pedido de inscrição pode ser enviado para o email museu.victor.meirelles@iphan.gov.br ou entregue diretamente no Museu (Rua Victor Meirelles, 59, Centro – Florianópolis – SC) até o dia 05 de fevereiro de 2006.