Apresentação da dissertação de Mestrado da artista Letícia de Brito Cardoso
31 de julho de 2006 às 15h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

Letícia de Brito Cardoso, Alice, 2002, fotografia.

No dia 31 de julho, segunda-feira, às 15h, a artista Letícia de Brito Cardoso apresenta ao público no Museu Victor Meirelles a sua pesquisa de mestrado, intitulada “Jogar-brincar: da maneira de executar as propostas à circulação no Território da Arte”. A pesquisa, realizada em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, refere-se aos procedimentos de execução de suas propostas artísticas realizadas entre 2002 e 2005. Suas propostas acontecem no cruzamento entre a execução de ações, registros fotográficos e videográficos. Também utiliza o suporte álbum e livro como veículo de circulação no Território da Arte.

Os termos jogar-brincar e território da arte têm como referência o filósofo Johan Huizinga e o artista Allan Kaprow. O jogar-brincar é abordado como uma maneira de executar as propostas, assim como dialogar com as regras instituídas por determinado território da arte, o qual possibilita o encontro com o espectador.

A artista Letícia de Brito Cardoso é Mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou recentemente as exposições individuais “Primavera”, no Espaço Arco em Florianópolis, 2006 e “Jogar-brincar da maneira de executar as propostas à circulação no Território da Arte”, na Pinacoteca do Instituto de Artes da UFRGS, 2005. Além disso, participou de diversas exposições coletivas, entre elas “Projeto Trajetória 3” na Fundação Joaquim Nabuco em Recife, em 2004, “Faxinal das Artes” no Museu de Arte Contemporânea em Curitiba, em 2002 e Programa “Rumos – Artes Visuais”, Instituto Itaú Cultural, em 2001.

Esta atividade é gratuita, aberta ao público e faz parte do Projeto Agenda Cultural 2006, com patrocínio da Caixa Econômica Federal com apoio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura.