Mostra de Vídeos – Membrana

Amanda Cifuente - “Projeto corpo 18” - 1’ 1’’ (still)

Amanda Cifuente – “Projeto corpo 18” – 1’ 1’’ (still)

Na sexta-feira, dia 30 de junho, às 18h, o Museu Victor Meirelles apresenta a mostra de vídeos Membrana, uma iniciativa do Projeto de Extensão Membrana, com coordenação da artista e professora Raquel Stolf (Centro de Artes – UDESC).

O Projeto Membrana realiza encontros semanais do grupo de estudos, que se reúne para pensar, produzir e difundir as múltiplas e movediças aderências da imagem em proposições artísticas contemporâneas. O grupo pesquisa, de forma especial, as práticas do vídeo, da fotografia e da escritura, além das intervenções urbanas (proposições sonoras, projeções videográficas e fotográficas, stickers) e publicações experimentais.

O Projeto está em desenvolvimento desde agosto de 2005, e já realizou uma publicação experimental em reprografia p/b (MEMBRANA, 200 exemplares), lançada na exposição coletiva Projeto Novos Laboratórios – ACAP, no ano passado e duas mostras vídeos no Espaço Contramão, a primeira com trabalhos da artista mexicana Ilian Gonzalez, em novembro de 2005 e a seguinte com videos do grupo, em maio deste ano.

Neste semestre, o foco do grupo de estudos foram as proposições artísticas contemporâneas que trabalham com a questão do vídeo, pensando-se cruzamentos entre: conceitos de temporalidades (instante, memória, fluxo, fluidez, pausa, deslocamento, trânsito), as múltiplas relações afetivas e conceituais com o espaço-tempo doméstico e urbano, atravessamentos cotidianos, macro e micro habitantes domésticos e urbanos.

Nesta sexta-feira, serão exibidos os seguintes vídeos:

Participam do Projeto, neste semestre, alunos e ex-alunos dos cursos de Artes Plásticas do CEART-UDESC, alunos do curso de Design do CEFET, artistas plásticos e professores de artes plásticas: Amanda Cifuente, Cláudia Zimmer, Cau Holleben, Cássio Ferraz, Juliana Crispe, Maria Araujo, Meg Tomio Roussenq, Fran Dossin, Anna Paula Stolf, Stephane, Sandra, Teresa Siewerdt, Roberto Moreira.