Oficina “Plano Museológico: Implantação, Gestão e Organização dos Museus”

oficinamuseologia16 e 17 de outubro de 2006
9h às 12h e das 14h às 17h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

A oficina “Plano Museológico: Implantação, Gestão e Organização dos Museus” será dedicada especialmente a profissionais envolvidos diretamente com a área museológica. Serão abordados os conceitos de museu e museologia, bem como de projeto, programa e plano museológico. A importância, as vantagens e os limites do plano museológico, como trabalho coletivo, serão discutidos na oficina, bem como a metodologia para elaboração e implantação do plano museológico.

Além disso a oficina abordará:

  • Identificação da missão institucional: finalidades, valores, metas e funções.
  • Identificação de públicos e parceiros.
  • Critérios para avaliação do plano museológico.
  • O diálogo entre o plano museológico e a Política Nacional de Museus.
  • Legislação e documentos institucionais: ata de fundação, decreto de criação, estatuto e regimento interno.
  • Códigos de ética do Conselho Internacional de Museus e do Conselho Federal de Museologia.

Sobre os ministrantes:
MÁRCIO RANGEL é Museólogo e Mestre em Memória Social, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), doutorando em História da Ciência pela Fundação Oswaldo Cruz. Destaca-se profissionalmente pela sua atuação no Sítio Roberto Burle Marx IPHAN/MINc, no Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro DGDI/PCRJ e no Museu de Astronomia e Ciências Afins MCT. Atualmente trabalha como museólogo do Departamento de Museus e Centros Culturais/IPHAN/MInc.

ROSE MIRANDA é graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/ UFRJ). Atuou como bolsista do CNPq, do Programa de Informação e Comunicação para a Pesquisa – PROSSIGA, onde exerceu as atividades de gerente de Portais de Informação e Bibliotecas Virtuais. Atuou também como Curadora Técnica do Museu Aeroespacial e desde junho de 2006 atua como museóloga do Departamento de Museus e Centros Culturais do IPHAN, sendo responsável pelo Cadastro Nacional de Museus.

A oficina é gratuita, mas possui vagas limitadas e destinadas exclusivamente para profissionais que atuam diretamente em museus.
Os interessados deve encaminhar os seguintes dados para o Museu Victor Meirelles:
1. Nome Completo:
2. Telefone:
3. Email:
4. Formação:
5. Área de atuação profissional:
6. Instituição:
7. Por que deseja participar desta oficina?
8. Já participou de outras atividades no Museu Victor Meirelles? Quais?
9. Como fica sabendo das atividades promovidas pelo Museu ?
10. É associado da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?

O pedido de inscrição pode ser enviado para o e-mail museu.victor.meirelles@iphan.gov.br ou entregue diretamente no Museu (Rua Victor Meirelles, 59, Centro – Florianópolis – SC) até o dia 10 de outubro de 2006.

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days