Oficinas de conservação no Museu Victor Meirelles

30, 31/10 e 1/11, das 14h às 18h
Introdução à Conservação Fotográfica
com Sandra Baruki
(Coordenadora do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) da FUNARTE)

6, 7 e 8/11, das 14h às 18h
Conservação de Documentos 
com Lygia Guimarães
(Conservadora IPHAN e Presidente atual da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais – ABRACOR)

cartaz conservacao

Nas próximas semanas, o Museu Victor Meirelles promove duas oficinas teórico-práticas de conservação de documentos e acervos fotográficos. A iniciativa tem como objetivo criar espaços de debate, capacitação e atualização para os profissionais que atuam na área de conservação, como museólogos, arquivistas, bibliotecários, fotógrafos, conservadores, entre outros profissionais com atuação direta em acervos fotográficos e documentais, ressaltando a importância da conservação preventiva para preservação dos acervos.

A oficina “Introdução à Conservação Fotográfica” será realizada nos dias 30, 31 de outubro e 01 de novembro, das 14 às 18h e será ministrada pela conservadora Sandra Baruki, coordenadora do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte, instituição de referência na área. O objetivo central da oficina é oferecer oportunidades de reflexão e aprendizado na área de conservação fotográfica, apresentando e discutindo questões relacionadas à preservação de acervos fotográficos; a identificação de processos fotográficos e a conservação preventiva destes acervos.

Programa:

  • Breve relato sobre as atividades do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da FUNARTE;
  • Conservação fotográfica: métodos e objetivos;
  • Identificação de processos fotográficos – a estrutura dos materiais fotográficos processados e suas variações na história da fotografia;
  • Apresentação de mostruário fotográfico;
  • As causas de deterioração dos materiais fotográficos. Diagnóstico de acervos fotográficos;
  • Como evitar a deterioração: a conservação preventiva de acervos fotográficos;
  • Aula prática de identificação de processos fotográficos;
  • Manuseio correto de fotografias, negativos e objetos fotográficos;
  • A conservação preventiva de acervos fotográficos: Debate sobre as questões específicas dos acervos fotográficos sob a responsabilidade dos participantes.

Na semana seguinte, nos dias 6, 7 e 8 de novembro, também das 14h às 18h, será realizada a oficina “Conservação de Documentos”, ministrada por Lygia Guimarães, conservadora da Coordenação Geral de Pesquisa, Documentação e Referência do IPHAN e atualmente, Presidente da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR).

O primeiro encontro, no dia 6 de novembro, será aberto ao público e apresentará aos participantes uma introdução teórica à conservação de documentos. Nos demais encontros, serão oferecidas apenas 20 vagas, destinadas prioritariamente aos profissionais envolvidos diretamente com a conservação de acervos, abordando de forma téorica-prática os conceitos de conservação preventiva e acondicionamento de documentos.

Sobre as ministrantes:

Sandra Baruki é Conservadora de Fotografia, atualmente atua como Coordenadora do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) da FUNARTE. Master of Arts em Conservação, pelo Camberwell College of Arts, The London Institute, Reino Unido, 2000-2001, através de patrocínio da Fundação Vitae, Sandra Baruki vem coordenando importantes projetos desenvolvidos no campo da conservação fotográfica para coleções brasileiras e ministrando diversos treinamentos no Brasil e exterior. É autora e editora de textos e manuais técnicos sobre conservação fotográfica. Membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e Coordenadora Técnica da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR)

Lygia Guimarães é conservadora de papel, com especialização em conservação de acervos de arquivos e bibliotecas pela Camberwell School of Arts and Crafts, de Londres, Inglaterra. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR) e atua como conservadora na Coordenação-Geral de Pesquisa, Documentação e Referência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Pré-inscrição até 25 de outubro
Serão oferecidas apenas 20 vagas para cada oficina, priorizando os profissionais da área, envolvidos diretamente com acervos documentais e/ou fotográficos. O resultado da seleção será divulgado por email, até o dia 27 de outubro.
Os interesados devem encaminhar ficha de inscrição através do e-mail museu.victor.meirelles@iphan.gov.br
ou diretamente no Museu Victor Meirelles: Rua Victor Meirelles, 59 Centro Florianópolis

Ficha de inscrição:
Nome:
Telefone:
Email:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
Por que deseja participar desta oficina?
Já participou de outras atividades no Museu Victor Meirelles? Quais?
Como fica sabendo das atividades promovidas pelo Museu?

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days