Oficinas de conservação no Museu Victor Meirelles

30, 31/10 e 1/11, das 14h às 18h
Introdução à Conservação Fotográfica
com Sandra Baruki
(Coordenadora do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) da FUNARTE)

6, 7 e 8/11, das 14h às 18h
Conservação de Documentos
com Lygia Guimarães
(Conservadora IPHAN e Presidente atual da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais – ABRACOR)

cartaz conservacao

Nas próximas semanas, o Museu Victor Meirelles promove duas oficinas teórico-práticas de conservação de documentos e acervos fotográficos. A iniciativa tem como objetivo criar espaços de debate, capacitação e atualização para os profissionais que atuam na área de conservação, como museólogos, arquivistas, bibliotecários, fotógrafos, conservadores, entre outros profissionais com atuação direta em acervos fotográficos e documentais, ressaltando a importância da conservação preventiva para preservação dos acervos.

A oficina “Introdução à Conservação Fotográfica” será realizada nos dias 30, 31 de outubro e 01 de novembro, das 14 às 18h e será ministrada pela conservadora Sandra Baruki, coordenadora do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte, instituição de referência na área. O objetivo central da oficina é oferecer oportunidades de reflexão e aprendizado na área de conservação fotográfica, apresentando e discutindo questões relacionadas à preservação de acervos fotográficos; a identificação de processos fotográficos e a conservação preventiva destes acervos.

Programa:

• Breve relato sobre as atividades do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da FUNARTE;
  • Conservação fotográfica: métodos e objetivos;
  • Identificação de processos fotográficos – a estrutura dos materiais fotográficos processados e suas variações na história da fotografia;
  • Apresentação de mostruário fotográfico;
  • As causas de deterioração dos materiais fotográficos. Diagnóstico de acervos fotográficos;
  • Como evitar a deterioração: a conservação preventiva de acervos fotográficos;
  • Aula prática de identificação de processos fotográficos;
  • Manuseio correto de fotografias, negativos e objetos fotográficos;
  • A conservação preventiva de acervos fotográficos: Debate sobre as questões específicas dos acervos fotográficos sob a responsabilidade dos participantes.

Na semana seguinte, nos dias 6, 7 e 8 de novembro, também das 14h às 18h, será realizada a oficina “Conservação de Documentos”, ministrada por Lygia Guimarães, conservadora da Coordenação Geral de Pesquisa, Documentação e Referência do IPHAN e atualmente, Presidente da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR).

O primeiro encontro, no dia 6 de novembro, será aberto ao público e apresentará aos participantes uma introdução teórica à conservação de documentos. Nos demais encontros, serão oferecidas apenas 20 vagas, destinadas prioritariamente aos profissionais envolvidos diretamente com a conservação de acervos, abordando de forma téorica-prática os conceitos de conservação preventiva e acondicionamento de documentos.

Sobre as ministrantes:

Sandra Baruki é Conservadora de Fotografia, atualmente atua como Coordenadora do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) da FUNARTE. Master of Arts em Conservação, pelo Camberwell College of Arts, The London Institute, Reino Unido, 2000-2001, através de patrocínio da Fundação Vitae, Sandra Baruki vem coordenando importantes projetos desenvolvidos no campo da conservação fotográfica para coleções brasileiras e ministrando diversos treinamentos no Brasil e exterior. É autora e editora de textos e manuais técnicos sobre conservação fotográfica. Membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM) e Coordenadora Técnica da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR)

Lygia Guimarães é conservadora de papel, com especialização em conservação de acervos de arquivos e bibliotecas pela Camberwell School of Arts and Crafts, de Londres, Inglaterra. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ABRACOR) e atua como conservadora na Coordenação-Geral de Pesquisa, Documentação e Referência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Pré-inscrição até 25 de outubro
Serão oferecidas apenas 20 vagas para cada oficina, priorizando os profissionais da área, envolvidos diretamente com acervos documentais e/ou fotográficos. O resultado da seleção será divulgado por email, até o dia 27 de outubro.
Os interesados devem encaminhar ficha de inscrição através do e-mail museu.victor.meirelles@iphan.gov.br
ou diretamente no Museu Victor Meirelles: Rua Victor Meirelles, 59 Centro Florianópolis

Ficha de inscrição:
Nome:
Telefone:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
Por que deseja participar desta oficina?
Já participou de outras atividades no Museu Victor Meirelles? Quais?
Como fica sabendo das atividades promovidas pelo Museu?