VIDEOBRASIL – Programa 1: Seleção Especial

13 de setembro, 15h – Programa 1: Seleção Especial (76’47”)

montevideoki

Montevideoaki
5’16″ ¦ Octavio Iturbe ¦ México/Espanha ¦ 2005 ¦ Vídeo
Hiroaki Umeda, revelação da dança contemporânea japonesa, mostra sua coreografia Going to a Condition entre edifícios modernos de Montevidéu, no Uruguai.

 

omolu3Omolu não é São Lázaro
2’41″ ¦ Flávio Lopes ¦ Brasil-BA ¦ 2003 ¦ Vídeo
O sincretismo religioso foi a estratégia que a cultura africana encontrou para se preservar no Brasil. O princípio de fundir elementos de origens diferentes guia esse exercício visual. A partir de estruturas simbólicas do catolicismo, a câmera cria grafismos que lembram o candomblé.

gamesJuegos en el Parque
3’38″ ¦ Jorge Albán Dobles ¦ Costa Rica ¦ 2004 ¦ Vídeo
O formato do videogame serve a essa meditação sobre a distância entre os fatos considerados parte da história e as pequenas narrativas cotidianas. Duas crianças se divertem abatendo manifestantes que tentam pichar um busto de Kennedy, no game criado pelo autor.

9years9 Years Later
6′ 08”¦ Dima El-Horr ¦ Líbano ¦ 2004 ¦ Vídeo
A câmera passeia por uma paisagem como se estivesse a bordo de um trem. Os galhos e folhas das árvores em primeiro plano revelam e escondem a longínqua personagem do vídeo, uma menina que cruza em sua bicicleta a solidão de uma floresta.

landscapeLandscape Theory
3’55″ ¦ Roberto Bellini ¦ Brasil/EUA ¦ 2005 ¦ Vídeo
A obra trata do desconforto provocado pelo uso de uma câmera em uma propriedade privada, com fins desconhecidos. Um homem filma uma paisagem. Uma voz em off, que encarna essa desconfiança coletiva, o interpela sobre seus motivos.

sarsSARS
4’11″ ¦ Liu Wei ¦ China ¦ 2003 ¦ Vídeo
Compara o poder do vírus da Sars, pneumonia que se alastrou a partir do sul da China e infectou milhares de pessoas em 2003, ao da mídia chinesa, que corrói a compreensão da realidade ao martelar imagens propagandísticas de alegria e prosperidade.

manroadriver3man.road.river.
9’56″ ¦ Marcellvs L. ¦ Brasil-MG ¦ 2004 ¦ Vídeo
A cheia de um rio, que toma parte de uma estrada e interrompe o fluxo normal de pessoas e automóveis, dá motivo a esse poema visual. Um retrato do cruzamento de vias e vidas e da força da natureza sobre a artificialidade.

uyuni02Uyuni
8’08″ ¦ Andrés Denegri ¦ Argentina ¦ 2005 ¦ Vídeo
A realidade violenta da América Latina do ponto de vista de um casal de estrangeiros radicados na cidade boliviana de Uyuni. Ela quer partir. Ele se sente seguro.

 

laprogresionLa Progresión de las Catastrofes
8’55″ ¦ Gustavo Galuppo ¦ Argentina ¦ 2004 ¦ Vídeo
Um casal teoricamente real compara sua relação aos romances do cinema do passado. Colagem de cenas clássicas de cinema e imagens em vídeo, a obra amplifica a confusão entre ficção e realidade favorecida pelos meios audiovisuais.

 

 backgroundBackground to a Seduction
20’10″ ¦ Gregg Smith ¦ África do Sul/França ¦ 2004 ¦ Vídeo
A câmera se move da atmosfera tediosa de um conjunto de apartamentos residenciais às cenas que podem ser vistas de suas janelas, como um homem e uma mulher que dividem uma garrafa de vinho e conversam calmamente.

 

 13 de setembro, 16h30 – Programa 2: Prêmios e Menções (61’53”)

concertoConcerto para clorofila
7’23″ ¦ Cao Guimarães ¦ Brasil-MG ¦ 2004 ¦ Vídeo
Filtros coloridos são aplicados sobre imagens de copas de árvore, de folhas e de seus reflexos na água. Exercício poético que perverte a cor natural das plantas, fazendo referência a seu mecanismo de produção de energia. Vencedor do Prêmio do Júri (Estado da Arte) e do Prêmio Videobrasil de Residência no Gasworks.

losublime

 

Lo Sublime / Banal
12’29″ ¦ Graciela Taquini ¦ Argentina ¦ 2004 ¦ Vídeo
A autora prepara uma sobremesa com uma amiga e rememora o dia de 1971 em que as duas conheceram o escritor Julio Cortázar no fundo de uma pizzaria em Paris. Vencedor do Prêmio do Júri (Estado da Arte).

 

 

rogerstill001Roger
6’06″ ¦ Federico Lamas ¦ Argentina ¦ 2004 ¦ Vídeo
Um travelling ininterrupto acompanha um casal que se separa fisicamente depois de uma briga. Sem que digam nada, o vídeo mostra que ela está decidida a não voltar e ele, arrependido. Vencedor do Prêmio do Júri (Investigações Contemporâneas).

homemcordialO fim do homem cordial
2’36″ ¦ Daniel Lisboa ¦ Brasil-BA ¦ 2004 ¦ Vídeo
Grupo baiano rebelde seqüestra senador e exige que as imagens da ação sejam exibidas pela TV local. Paródia dos seqüestros de ocidentais por grupos extremistas do Oriente Médio, com alusão óbvia a Antonio Carlos Magalhães, senador conservador que domina a cena política baiana. Vencedor do Prêmio do Júri (Novos Vetores).

uncercleUn Cercle Autour du Soleil
15’23″ ¦ Ali Cherri ¦ Líbano ¦ 2005 ¦ Vídeo
Enquanto a câmera revela ruínas de Beirute, a voz do autor descreve a presença íntima da guerra civil libanesa em sua infância e fala da descoberta da subjetividade nas noites de bombardeio, quando se refugiava em “um ambiente de sobrevivência onde tudo podia ser inventado”. Vencedor do Prêmio FAAP de Artes Digitais.

planoconsequencia2Plano-(con)seqüência
6’23″ ¦ Rodrigo Minelli ¦ Brasil-MG ¦ 2005 ¦ Vídeo
Vídeo em dois movimentos. No primeiro, um diálogo imaginário entre os poetas Sylvia Plath e Vladimir Maiakovski serve de trilha a cenas de intimidade entre duas pessoas. No segundo, nasce uma criança, a conseqüência do título. Menção Honrosa do Júri.

02conjunto02. Conjunto residencial
4’54″ ¦ Adams Teixeira de Carvalho e Olívia Brenga Marques ¦ Brasil-SP ¦ 2005 ¦ Vídeo
Morador de um prédio residencial salta de um trampolim instalado no sétimo andar. A atitude desperta o interesse dos vizinhos, que se revezam para experimentar a sensação. Construído com fotografias e animação. Menção Honrosa do Júri.

 

paralisisParálisis
2’34″ ¦ Gabriel Acevedo Velarde ¦ Peru/México ¦ 2005 ¦ Vídeo
Nessa colagem experimental, as neuroses dos habitantes das grandes cidades contaminam até a natureza. Arbustos de calçada gritam, tremem e resmungam estressados à passagem dos transeuntes, como se absorvessem seu mal-estar e sua evidente infelicidade. Menção Honrosa do Júri.

13 de setembro, 17h30 – Programa 3: Prêmios de Realização (23’30”)

filmedeguerra2Solitária, pobre, sórdida, embrutecida e curta, filme de guerra
23′ I Wagner Morales I Brasil/França I 2004 I Vídeo
Resultado do Prêmio de Criação Audiovisual Le Fresnoy – França, residência que o artista ganhou no 14º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil, a obra dá seqüência à série Vídeo de cinema, que desconstrói clichês de gêneros clássicos. Aviões, ruínas de construções militares e fragmentos de um diálogo de Tempo de guerra, de Jean-Luc Godard, pontuam o vídeo, uma pensata quase sem palavras sobre incomunicabilidade e militarismo.

Mais informações: http://www.videobrasil.org.br

 

 

 

 

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days