VIDEOSBRASIL Coleção de Autores

14 de setembro, 15h – UM OLHAR SOBRE OS OLHARES DE AKRAM ZAATARI

akramzaatari_dvdcover

UM OLHAR SOBRE OS OLHARES DE AKRAM ZAATARI
42′ 21” | Alex Gabassi | Brasil | 2004
Criação: Associação Cultural Videobrasil

Enquanto crescia, em meio a uma longa guerra civil, o artista libanês Akram Zaatari registrava seu cotidiano num diário. Os textos falam em explosões e abrigos, mas também de aulas na auto-escola e da compra de um carro. Atestam, segundo o artista, “as contradições da vida que continua em áreas de conflito”. O diário, que passou a incluir fotos, foi seu primeiro contato com a produção de imagens. Mais tarde, criaria vídeos e instalações marcados por temas políticos, históricos e da sexualidade, e se tornaria, além de um artista reconhecido, um dos principais difusores da produção libanesa no pós-guerra.
Primeiro documentário da série Videobrasil Coleção de Autores concebido para DVD, Um Olhar sobre Os Olhares de Akram Zaatari acompanha o artista em seu país e no Brasil, onde esteve como co-curador de Narrativas Possíveis, mostra dedicada à nova produção libanesa no 14º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil (2003). Em um longo depoimento entremeado por trechos de obras, experiências em vídeo, imagens de Beirute e Saida e fotos de guerra, Zaatari descreve a evolução de sua obra e fala de como os temas políticos e comportamentais a afetam.

14 de setembro, 16h – COCO FUSCO, I LIKE GIRLS IN UNIFORM

cocofusco_dvdcoverCOCO FUSCO, I LIKE GIRLS IN UNIFORM
48’31”| Wagner Morales | Brasil | 2006
Criação: Associação Cultural Videobrasil

Neste ultimo da série, o diretor Wagner Morales usa elementos emprestados da obra da artista norte-americana Coco Fusco, além de fragmentos prosaicos de seu dia-a-dia, para introduzir o espectador em seu complexo universo de teorias e práticas artísticas. No documentário, ela revisita seu trajeto como professora, ativista, performer e autora de vídeos, e fala da recorrência do embate entre culturas em sua experiência pessoal.

14 de setembro, 17h – debate com Wagner Morales
Para finalizar o programa, às 17h, haverá um debate com Wagner Morales, em que conversa um pouco mais com o público sobre sua produção e as relações entre cinema e vídeo.
WAGNER MORALES trabalha na área do audiovisual desde 1995, produzindo ficções, instalações, performances e documentários. Marcada pela experimentação, sua obra inclui Vídeo de Cinema, série em que usa o vídeo para desconstruir clichês de gêneros cinematográficos célebres. Filme de Guerra (2005), o último deles, foi produzido durante a residência artística no Le Fresnoy – Studio National Des Arts Contemporains, em Turcoing, que Morales conquistou ao ser premiado no 14º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil (2003).

Mais informações: http://www.videobrasil.org.br

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days