Conversa com a artista Renata de Andrade

gratisgratis

20 de junho de 2007 18h Encontro com a artista 19h Abertura da exposição

Visitação: 21 de junho a 9 de agosto de 2007

O Museu Victor Meirelles promove, no dia 20 de junho, quarta-feira, às 19h, a abertura da exposição Gratis, da artista Renata de Andrade. Antes da abertura, às 18h, haverá um encontro com a artista, no qual Renata de Andrade irá conversar com o público sobre sua trajetória e alguns aspectos de seu trabalho.

A artista veio de Amsterdã, onde mora desde 1989, especialmente para montar a exposição no Museu Victor Meirelles, que contará com instalações e assemblages criadas com lixo que a artista coletou em Florianópolis, pinturas, e trabalhos em graffiti. Uma das intenções da artista é “abrir” o olhar do espectador para a beleza inesperada de objetos cotidianamente rejeitados. Outra faceta das produções de Renata é a utilização de fotografias como forma de se referir a outros espaços, “acho muito interessante esse diálogo entre o real e a representação – as duas e três dimensões comentando sobre a mesma coisa”, diz a artista.

Os trabalhos realizados dentro e fora do museu, que dialogam com o espaço e entre si, são composições onde os objetos vêm e vão – da rua para o museu, do museu para a rua, do público ao privado e vice versa, “sendo essa a própria natureza do lixo” como diz Renata.

Sobre a artista:
Renata de Andrade é formada em Artes Visuais pela Gerrit Rietveld Art Academy, em Estudos Didáticos pela Didactic Studies for Visual Artists, e estudou multimídia no College of Multi Media, todos em Amsterdã. Desde 1998 recebe bolsa da Fundação para as Artes Visuais da Holanda (FBK), para a produção de seus trabalhos. Entre suas exposições destacam-se, além da individual Gratis no Museu Victor Meirelles; Nefelibatas – MAM, Museu de Arte Moderna, São Paulo; ARCO – Art Fair in Madrid, Espanha; Imagem Eletrônica – MAM, Museu de Arte Moderna, São Paulo; Invasões: Lixo? – MACCE, Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Fortaleza; Art Fair Rotterdam, Holanda; All In One Day, Museu Jan Cunen, Oss, Holanda. É brasileira, vive e trabalha em Amsterdã.

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days