Palestra “Mulheres Suliotas – A Morte nos Olhos”

Obra em Perspectiva

Mulheres Suliotas, Victor Meirelles de Lima, circa 1856/1858, Paris, França, Óleo sobre tela, 32,0 x 41,8 cm

Mulheres Suliotas, Victor Meirelles de Lima

“Mulheres Suliotas – A Morte nos Olhos”
Palestra com a Profª Drª Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho

22 de março de 2007, às 16h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O Museu Victor Meirelles promove, no dia 22 de março de 2007, às 16h, a palestra “Mulheres Suliotas – A Morte nos Olhos”, com a Profª Drª Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho.

Neste encontro, Maria Cecília apresenta uma série de reflexões sobre a obraMulheres Suliotas, do acervo do Museu Victor Meirelles. Ela analisa alguns aspectos de morte heróica, tal como representada nesta obra de Victor Meirelles. Para tanto, são traçados alguns paralelos entre esta pintura e O naufrágio da Medusa e Moema, fazendo algumas considerações sobre elementos da tradição grega clássica nestas obras e em desenhos de temática mitológica (Jasão amarrando a sandáliaFauno e BacanteVênus Anadyomene), feitos por Victor Meirelles no mesmo período em que copiou, como exercício acadêmico, Les Femmes Suliotes, de Ary Scheffer.

O Projeto Obra em Perspectiva propõe uma reflexão periódica sobre a produção de Victor Meirelles. Em 2006, foram convidados os pesquisadores Anita Prado Koneski (Universidade do Estado de Santa Catarina), Rosângela Miranda Cherem (Universidade do Estado de Santa Catarina), Mônica Xexéo (Museu Nacional de Belas Artes) e Paulo Reis (Universidade Federal do Paraná) para escolherem uma obra do acervo do MVM e escrever um texto discutindo os aspectos visuais e conceituais de cada obra a partir de diferentes abordagens. Todos os textos estão disponíveis no site do Museu.

Sobre a palestrante:

Maria Cecília de Miranda Nogueira é Doutora em Letras Clássicas pela USP (com estágio de doutoramento na Brown University), Mestre em filosofia, também pela USP, e Graduada em Matemática e em Filosofia pela UnB. Tem pesquisado, apresentado trabalhos e publicado no Brasil e no exterior nas áreas de tragédia grega, retórica, sofística e cinema. Coordenou quatro cursos semestrais de Cinema, Literatura e Filosofia e o Grupo de Estudos Gregos e Baianos, na UDESC, onde foi professora de Filosofia. Atualmente trabalha no projeto Grego antigo on-line, na PUCSP/COGEAE.

A entrada é gratuita.

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days