Palestra: “Uma Visão de Nossa Senhora do Desterro”

Obra em Perspectiva

Palestra: “Uma Visão de Nossa Senhora do Desterro”  com o Prof. Dr. Mário César Coelho

Vista Parcial da Cidade de Nossa Senhora do Desterro - Atual Florianópolis, Victor Meirelles de Lima, circa 1851, Florianópolis/SC, Óleo sobre tela, 78,2 x 120,0 cm

Vista Parcial da Cidade de Nossa Senhora do Desterro – Atual Florianópolis, Victor Meirelles de Lima

Dia 17 de agosto, sexta-feira, às 16h Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O Museu Victor Meirelles promove, no dia 17 de agosto de 2007, às 16h, mais uma edição da série Obra em Perspectiva. Desta vez o convidado é o Prof. Dr. Mário César Coelho que expõe o texto intitulado “Uma visão de Nossa Senhora do Desterro”. No texto elaborado, Mário César trata da perspectiva peculiar da obra “Vista do Desterro”, atual Florianópolis, circa 1847, e das implicações desta no trabalho. No desenrolar do texto são levantadas questões que permitem um novo olhar para esta obra que é tão ligada à cidade de Florianópolis. Abaixo um trecho do texto exposto:

“Desde cedo Meirelles apresentava uma geometria organizada, uma composição bem distribuída, no entanto, este quadro juvenil mostra uma particularidade visual. A obra tem uma estranha relação com a perspectiva, pois, apesar de ter um ponto de fuga principal encaminhado pelas linhas da Rua Trajano, no centro do quadro, o ponto de fuga do Adro da Igreja Nossa Senhora do Rosário não obedece ao resto da composição, acentuando a verticalidade e o olhar para as montanhas. É como se o olhar do pintor pudesse também estar muito acima do horizonte.”

Mário César Coelho, arquiteto, professor no Departamento de Expressão Gráfica na UFSC. Mestrado e doutorado em História Cultural pela UFSC, defendeu recentemente a tese “Os Panoramas perdidos de Victor Meirelles”.

Acesse ao texto completo. A entrada é gratuita.

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days