Doação de Obra de Victor Meirelles para o Mvm

Por Sara Regina Poyares dos Reis

19 de agosto de 2008 às 17h
Museu Victor Meirelles – Sala Brasilidade

Estudo para Batalha dos Guararapes, 45,7 x 37,8 cm, óleo sobre tela, circa 1874-78. Fotografia: Tempo Editorial.

A partir desta terça-feira, dia 19, o Museu Victor Meirelles contará com mais uma obra em seu acervo. Uma doação feita pela colecionadora catarinense Sara Regina Poyares dos Reis estará se incorporando ao conjunto de obras do pintor e passará imediatamente a integrar a exposição de longa duração Victor Meirelles – Construção, na Sala Construção da Brasilidade. A pintura é um estudo para o quadro “A Batalha dos Guararapes” e foi realizada entre 1874 e 1878, em óleo sobre tela, medindo 45,7 x 37,8 cm.

A doadora Sara Regina Poyares dos Reis, nascida em Florianópolis, é Historiadora pela UFSC, onde também obteve o grau de Mestre. Autora de 14 livros, possui uma trajetória reconhecida na preservação e pesquisa do patrimônio cultural catarinense, sendo uma das fundadoras da Comissão do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural do Município de Florianópolis. Também é membro do ICOMOS – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, ligado à Unesco – e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Sua constante e eterna luta, é pela preservação da memória e do patrimônio histórico, artístico, arqueológico e natural da Ilha de Santa Catarina.

O quê: Cerimônia de doação por Sra Regina Poyares dos Reis
Onde: Museu Victor Meirelles – Sala Brasilidade