Teatralidade como meio de aproximação entre linguagens na Arte Contemporânea

Guto Lacaz, Auditório para questões delicadas – 1989

Local: Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Dias 22 e 23 de outubro de 2008, das 14h às 17h

O Museu Victor Meirelles, dando continuidade à série de oficinas teórico-práticas que buscam aprimorar os conhecimentos de artistas e interessados em artes visuais, oferecerá nos dias 22 e 23 de outubro, das 14 às 17 horas, uma oficina téorica com o crítico Rafael Vogt Maia Rosa.

Como base para a oficina, a idéia de teatralidade, referindo-se a processos fronteiriços, “entre” as linguagens artísticas tradicionais. Sua discussão envolve o impacto da reprodutibilidade proporcionada pelas chamadas mídias técnicas, bem como a quebra da autonomia da obra de arte tradicional e introdução de uma temporalidade e espacialidade diversa na proposição artística. O objetivo da oficina é abordar essas questões em dois encontros, nos quais serão enfocadas propostas de artistas atuantes nas últimas quatro décadas, com ênfase em paralelos entre uma “estética teatralizada” e procedimentos pontuais como a paródia, a repetição e a aproximação entre “arte e vida”.

Sobre o ministrante: Rafael Vogt Maia Rosa (São Paulo, SP, 1974) mestre e doutorando em teoria literária e literatura comparada pela USP, crítico de arte. Autor, entre outros, dos ensaios “A freqüência imaginária”, em Artur Lescher (Ed. Cosac & Naify, 2003), “O espetáculo cotidiano”, em Sem título – Rochelle Costi (Ed. Metalivros, 2005) e “Até onde se pode ir muito longe?”, em Ars n.9 (ECA USP, 2008).

Público-alvo: professores, artistas, estudantes de artes e interessados A carga horária do curso é de 06h/a distribuídas em duas tardes das 14h às 17h. Os certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 100% de freqüência na oficina.

Para esta oficina serão disponibilizadas 30 vagas.

Pré-inscrição até 15 de outubro de 2008.

A oficina é gratuita, mas as vagas são limitadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 15 de outubro de 2008 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 17 de outubro.

Nome da oficina:
Nome completo:
Telefone:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
Por que tem interesse em participar desta oficina?
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

O quê: Oficina teórica Teatralidade como meio – aproximação entre linguagens na arte contemporânea
Ministrante: Rafael Vogt Maia Rosa
Quando: 22 e 23 de outubro de 2008, 14h às 17h