Ação educativa: aspectos da inclusão sociocultural em museus de arte

Oficina prática com Gabriela Aidar

Espectador observa a obra de José Ferraz de Almeida Junior, "O importuno", 1898, óleo sobre tela, 145x97cm, Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Espectador observa a obra de José Ferraz de Almeida Junior, “O importuno”, 1898, óleo sobre tela, 145x97cm, Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Dias 20 e 21 de agosto de 2009
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Das 14h às 18h

O Projeto Agenda Cultural 2009 do Museu Victor Meirelles promove nos dias 20 e 21 de agosto, das 14 às 18h, a oficina prática “Ação educativa: aspectos da inclusão sociocultural em museus de arte”, com Gabriela Aidar, do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

A oficina abordará questões relacionadas à inclusão sociocultural em museus de arte na atualidade, a fim de promover discussões sobre ações educativas voltadas a não-públicos de museus, mais notadamente a grupos em situação de vulnerabilidade social. Para isto, serão abordados temas como padrões de consumo cultural e frequência a museus; conceitos de exclusão e inclusão social e sua aplicabilidade nos museus; construção de percursos educativos para grupos em situação de vulnerabilidade social em museus de arte, e alguns indicadores de avaliação para ações socioeducativas nessas instituições. Serão ainda apresentadas, a título de estudo de caso, as ações desenvolvidas pelo Programa de Inclusão Sociocultural do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Programa:
Primeiro encontro (20 de agosto, 14h)
- Discussão sobre consumo cultural e frequência a museus, por meio da apresentação de dados da Coleção Cadernos de Políticas Culturais, do IPEA/MinC, e de pesquisas de perfil de público realizadas pelo Observatório de Museus e Centros Culturais;
- Apresentação dos pressupostos teóricos e ações do Programa de Inclusão Sociocultural do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo;

Segundo encontro (21 de agosto, 14h)
- Aspectos da construção de percursos educativos para grupos em situação de vulnerabilidade social em museus de arte;
- Indicadores de avaliação para ações socioeducativas em museus;
- Exercício de elaboração de percursos educativos por parte do grupo (atividade prática).

Sobre a ministrante: 
Gabriela Aidar é graduada em História pela Universidade de São Paulo, especialista em Estudos de Museus de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea, e em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia, ambos da USP. Obteve o título de Master of Arts in Museum Studies pela Universidade de Leicester, na Inglaterra. Em 2006 foi contemplada com o Prêmio Fundação Bunge Juventude na categoria Museologia. Atuou como pesquisadora em instituições como a Associação Nacional de História, Itaú Cultural, Laboratório de Políticas Públicas da UERJ e foi assistente de curadoria da Coleção Brasiliana da Fundação Estudar. Foi co-autora do projeto educativo da exposição “Vistas do Brasil, Coleção Brasiliana/Fundação Estudar na Pinacoteca do Estado”, e coordenadora da ação educativa desta exposição, em cartaz de 2003 a 2005 na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foi consultora do projeto educativo Centro-Periferia da 27ª Bienal de São Paulo. É assessora para o desenvolvimento de projetos no Programa Museu-Comunidade da Área de Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Desde 2002 é coordenadora do Programa de Inclusão Sociocultural do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Pré-inscrição até 12 de agosto de 2009.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo funcionários de museus e centros culturais, professores, estudantes, artistas visuais, entre outros interessados. Serão 30 vagas disponibilizadas, respeitando inicialmente o seguinte critério de seleção: 5 vagas para membros da Associação dos Amigos do MVM, 5 vagas para professores, 5 vagas para estudantes e 15 vagas para funcionários de museus e centros culturais. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 12 de agosto seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 13 de agosto.

Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles? 
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

 —————————————–
O quê: “Ação educativa: aspectos da inclusão sociocultural em museus de arte”, com Gabriela Aidar.
Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles.
Quando: 20 e 21 de agosto de 2009, carga horária de 08h/a distribuídas em duas tardes (certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 75% de freqüência na oficina).
Quanto: Gratuita.

 

 

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days