Ciclo de Estudos Arte Contemporânea: Crítica e Curadoria – Oficina com Thais Rivitti

O Projeto Agenda Cultural 2009 do Museu Victor Meirelles promoverá, ao longo do mês de novembro, o Ciclo de Estudos “Arte Contemporânea: crítica e curadoria”. A proposta é realizar um percurso de formação e discussão em torno da arte contemporânea, abordando questões relativas à crítica e à curadoria. O Ciclo é uma oportunidade para artistas, professores, críticos e curadores que residem no estado de Santa Catarina entrarem em contato com a pesquisa destes profissionais, cuja atuação é reconhecida no cenário nacional.

thais

Oficina:
Crítica de arte
Com a crítica de arte Thais Rivitti
9 e 10 de novembro, às 14h

Proposta da oficina: Como escrever uma crítica de arte? Por onde começar? Quais os elementos que devem estar presentes nesse tipo de análise? Como criar um estilo próprio? Onde entra o juízo de gosto e como embasá-lo com competência? A oficina de Thais Rivitti abordará essas questões, refletindo sobre a construção do texto crítico e possibilitando que os interessados experimentem ou exercitem esse tipo de escrita. Além de debates e da leitura conjunta de textos selecionados, a oficina vai promover um exercício envolvendo obras do acervo do Museu Victor Meirelles para que cada aluno possa exercitar a escrita crítica.

Sobre a ministrante:
Thais Rivitti é Mestre na área de artes visuais pela Universidade de São Paulo (2004), tendo desenvolvido dissertação sobre a produção do artista Cildo Meireles. Atua como crítica de arte no Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo. Também integra o corpo editoral da Revista Número.

Pré-inscrição até 3 de novembro de 2009.

As oficinas são gratuitas e têm como público-alvo professores, artistas, curadores, críticos, estudantes, entre outros interessados. Serão 50 vagas disponibilizadas para cada oficina. Professores, curadores e críticos terão prioridade na inscrição. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 3 de novembro de 2009 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 5 de novembro.