m e t a d e s e n h o – exposição de Flávia Duzzo

flavia1

Visitação: de terça a sexta-feira das 10h às 18h
28 de outubro até 03 de dezembro de 2009

Nesta exposição, Flávia Duzzo apresenta desenhos a grafite e caneta esferográfica, explorando formas e movimentos circulares, repetidos paciente ou obsessivamente. No texto de apresentação da mostra, Charles Narloch aproxima os trabalhos de questões do desenho e da pintura, afirmando “que nossa necessidade de separar as coisas nas gavetas da segmentação, quando questionada, torna-se um incômodo e ao mesmo tempo um desafio, um território a ser descoberto”. Narloch ainda coloca que é o desconhecido em seus trabalhos que nos permite pensar as incertezas entre a definição do desenho pela linha ou da pintura através da composição.

flavia2

Devaneios sobre as progressões de Flávia Duzzo

A pintura não morreu, os limites atribuídos a ela é que pereceram. Na arte atual, categorizar é quase sempre cair em terreno movediço. Mas essa insegurança sob os pés, somada à possibilidade de imersão involuntária, às vezes pode ser estimulante ao olhar.
Flávia Duzzo desenha pinturas ou pinta desenhos. Quem pode afirmar? Nossa necessidade de separar as coisas nas gavetas da segmentação, quando questionada, torna-se um incômodo e ao mesmo tempo um desafio, um território a ser descoberto. O desconhecido em seus trabalhos permite pensar que, se a linha define o desenho, a composição define a pintura. Sobram incertezas, faltam entregavetas.
Em suas quase pinturas (ou quase desenhos), os movimentos circulares, espontâneos ou estimulados, criam unidades que se multiplicam em progressão geométrica. Na unidade, o desenho, no coletivo, a pintura. Na insignificância, o ser, na dominação, a existência. Fragilidade e contaminação. Limitação versus infinito.
É sempre curioso esse exercício de enxergar o que não se vê! Que nadas tão cheios de tudos! Flávia Duzzo nos convida a embarcar nesta viagem por um universo sequer sugerido, no tempo e no espaço. Vai quem quer. Volta quem consegue.

Charles Narloch

flavia3

Sobre a artista:
Flávia Duzzo é artista, pesquisadora e professora. Possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007), especialização em Linguagem Artística Contemporânea pela UDESC (2000), graduação em Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984). Exposições individuais: Galeria da Casa do Brasil (1989); Flávia Duzzo / Pinturas, Pinacoteca Barão de Santo Ângelo no Instituto de Artes da UFRGS (1986). Exposições coletivas: “Maquina”, Espaço Arco, Florianópolis (2005); DOIS ANOS DEPOIS – 13ª edição do Espaço Contramão, Florianópolis (2007); PRETEXTO, Museu Hassis, Florianópolis (2008).