Galeria, mercado e artista: a experiência da Galeria Vermelho (SP)

15 de abril de 2009, às 19h 
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

Fachada principal: intervenções artísticas de André Komatsu, Leandro da Costa, Lia Chaia e Mônica Nador

Fachada principal: intervenções artísticas de André Komatsu, Leandro da Costa, Lia Chaia e Mônica Nador

O Museu Victor Meirelles, em continuidade a sua Agenda Cultural 2009, realizará a palestra “Galeria, mercado e artista: a experiência da Galeria Vermelho (SP)”, com Eduardo Brandão, galerista e proprietário da Galeria Vermelho. Ele abordará questões relativas ao mercado de arte brasileiro bem como os projetos desenvolvidos pela galeria.
Embora seja uma das mais novas galerias de arte de São Paulo, a Vermelho se estabeleceu como um dos principais pontos de criação e divulgação de arte contemporânea no Brasil, catalisando o que há de mais recente e inovador na arte. Surge como alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, incentivando idéias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes ou já estabelecidos.

Criada por Eliana Finkelstein e Eduardo Brandão, a Vermelho foi inaugurada em 2002 após um processo de re-configuração de três casas na vila de número 350, da Rua Minas Gerais, em Higienópolis. Criado e desenvolvido pelos arquitetos Paulo Mendes da Rocha, e José Armênio de Brito Cruz, o projeto incorporou espaços expositivos à estrutura arquitetônica existente.

Em 2007, três espaços expositivos foram integrados, agregando a sala III destinada à apresentação do acervo, a sala IV que acomoda instalações, e um jardim para apresentação de esculturas e instalações. Com a ampliação do espaço, foi criado o Tijuana, local destinado à venda de livros, múltiplos, vídeos, CD, além de livros e catálogos publicados acerca da obra de artistas representados pela Vermelho.

Entre os artistas representados pela Galeria, estão Amilcar Packer, Ana Maria Tavares, Carla Zaccagnini, Chelpa Ferro, Chiara Banfi, Claudia Andujar, Daniel Senise, Lia Chaia, Marcelo Cidade, Marco Paulo Rolla, Matheus Rocha Pitta, Maurício Ianês, Mônica Nador, Nicolás Robbio, Rafael Assef, Rosângela Rennó e Superflex.

O quê: Palestra “Galeria, mercado e artista: a experiência da Galeria Vermelho (SP)”, com Eduardo Brandão
Quando: 15 de abril, 19h
Onde: Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Quanto: Entrada Gratuita

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days