II Seminário de Leitura de Imagens para a Educação: múltiplas mídias

Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Das 9h às 12h e das 14h às 18h

II Seminario Leitura Imagens

O Grupo de Pesquisa CNPq Arte e Educação e o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV/UDESC, em parceria com o Museu Victor Meirelles, promovem o “2º Seminário Leitura de Imagens para a Educação: múltiplas mídias”, dando continuidade ao evento anterior, ocorrido em 2008.

O evento pretende apresentar diversas possibilidades para leitura de imagens, as quais serão veiculadas em uma mesma publicação no site do Grupo www.gpae.ceart.udesc.br, após o evento. Também registrará nova coletânea do Grupo de Pesquisa Arte e Educação; e seu esforço em difundir pesquisas desenvolvidas em torno das suas preocupações.

O II Seminário mantém o objetivo de tornar público os trabalhos produzidos no Centro de Artes da UDESC e suscitar o debate em torno deles. O evento contará com a apresentação de trabalhos de professores membros do Grupo, estudantes de Mestrado e Graduação. Os trabalhos submetidos aos anais complementam o objetivo da disseminação da produção acadêmica da Universidade.

Programação do Seminário

Coordenação da mesa 1: Profa. Ms. Elaine Schmidlin

9:00h – Doutoranda Profa. Jociele Lampert – “Cultura visual e formação docente em Artes Visuais
9:20h – Mestranda Profa. Liane Oleques – “Mythomania: uma experiência de leitura de imagem
9:40h – Mestranda Fernanda Trentini – “Uma abordagem semiótica pela pintura de José Silveira D’Ávila
10:00h – Intervalo
10:20h – Profa. Dra. Maria Cristina Pessi – “Professoras de Arte: ensaios sobre três fotografias
10:40h – Prof. Patrícia Peruzzo – “As fotografias de Vik Muniz: ilusão ou representação da realidade?
11:00h – DEBATE

Coordenação da mesa 2: Profa. Dra.Sandra R. Ramalho e Oliveira

14:00h – Profa. Ms. Anelise Zimmermann – “A criança e suas imagens
14:20h – Mestranda Adriane Kirst – “Uma leitura de imagem para cegos através da semiótica
14:40h – Profa. Adriana VilLa Real Santos – “PlayGirl: olhar invisível
15:00h – Mestranda Amanda Nascimento – “Uma imagem grotesca?
15:20h – Intervalo
15:40h – Profa. Larissa Bellé e Profa. Fabiane Borba – “Percurso gerativo de sentido em um texto publicitário audiovisual
16:00h – Doutorando Prof. Murilo Scóz – “O Estatuto semiótico das marcas brasileiras de cerveja
16:20h – Profa. Dra. Sandra R. Ramalho e Oliveira – “EDEN: Transgressões e ambiguidades
16:40h – DEBATE
18:00h – encerramento do evento

Pré-inscrição até 28 de maio de 2009.
O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 29 de maio de 2009.

Público-alvo: professores, estudantes de artes e público em geral. A carga horária do Seminário é de 07h/a. Os certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 75% de freqüência no Seminário. Serão 50 vagas disponibilizadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 28 de maio de 2009 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br.

Nome completo:
Telefone:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

O quê: ”2º Seminário Leitura de Imagens para a Educação: múltiplas mídias”
Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles.
Quando: 01 de junho de 2009
Quanto: Gratuita