Mostra de vídeos: Retratados

Os vídeos que compõem a mostra Retratados foram realizados a partir de conversas com pessoas que vivem, convivem ou trabalham na da Praça XV e seu entorno, em Florianópolis.  Os vídeos foram feitos com a intenção de que fossem projetados em uma rua nas imediações da praça, por se tratar de um projeto que reflete aspectos psicogeográficos deste contexto específico. A parceria com o Museu Victor Meirelles surgiu como uma interlocução precisa, por sua localização e sua persistente abertura a proposições relacionadas com esta cidade.

retratados

Ao retratar as pessoas (e também alguns animais) que circulam diariamente na praça, o grupo de artistas e alunos de artes visuais da UDESC, buscam revelar uma dimensão interior da paisagem humana que na maioria das vezes nosso olhar cotidiano apressado não consegue alcançar.  Retratar, neste sentido vai alem da idéia de simplesmente fazer o retrato, representar com exatidão ou espelhar a aparência das pessoas. Buscou-se também outro sentido da palavra retratar, como o desdizer, voltar atrás e desculpar-se. A mostra tem, portanto, esta intenção dupla de espelhar e reconsiderar.

Participam da mostra alunos da disciplina Imagem e Movimento, CEART/ UDESC,  com participação do grupo Poéticas do Urbano com coordenação de Célia Antonacci CEART/UDESC , Daniel Yencken, Juliana Crispe e Silvana Macêdo.

Comissão de Seleção dos Vídeos

José Kinceler