Oficina de formação de professores: “Museus, Escola e Turismo”

semanademuseus2009

12 e 13 de maio de 2009, das 13 às 19 horas.
Sala Multiuso do MVM

Com o tema Museus e Turismo, a Semana Nacional de Museus 2009 dará aos museus brasileiros mais oportunidades de tornarem reconhecido seu potencial turístico, sua atratividade, pluralidade cultural e diversidade. Para tanto, o Museu Victor Meirelles dispõe ao público de oficinas de formação, mesas-redondas, exibição de filmes, visitas mediadas, entre outras ações.

Um dos destaques da programação é a oficina de formação de professores, intitulada “Escola, Museus e Turismo”, a ser ministrada pelo professor Rosivaldo Flausino, nos dias 12 e 13 de maio, das 13 às 19 horas. O objetivo será a formação de professores tendo como foco a relação do Museu com o espaço histórico, geográfico e cultural em seu entorno e as possibilidades de interação com a prática docente.

Na semana seguinte, nos dias 19, 20 e 21 de maio, os professores interessados terão a possibilidade de aplicar os conhecimentos abordados na oficina com seus alunos já que terão a oportunidade de trazer seus alunos ao Museu Victor Meirelles – na ocasião, o Museu irá disponibilizar ônibus gratuitamente, além de mediação especializada.

Programa:

Primeiro dia (terça-feira, 12/05)
• A cidade como espaço das relações;
• Museu e Turismo – Relações Complementares;
• Museu Victor Meirelles e sua relação com a cultura e o turismo em Santa Catarina;
• Imagens e representações visuais e audiovisuais da cidade.

Segundo dia (quarta-feira, 13/05)
• Saída a campo;
• Elaboração de estratégias educativas a partir dos registro em campo e das técnicas utilizadas pelos artistas nos trabalhos observados.

Sobre o ministrante:
Rosivaldo da Silva Flausino possui graduação em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Sul de Santa Catarina (2008). Foi professor substituto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: história da arte, linguagem visual e arte e educação.

Material que o participante deverá trazer no dia da oficina:
Máquina fotográfica digital ou filmadora, com cabo USB para que baixar as imagens produzidas (caso possuir).

Público alvo: Professores da rede pública e privada da Grande Florianópolis. Estudantes de pedagogia.e demais licenciaturas.

Pré-inscrição até 10 de maio de 2009.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo estudantes, historiadores, artistas visuais, professores, entre outros interessados. Serão 20 vagas disponibilizadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 10 de maio de 2009 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 11 de maio

Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

——————————————–
O quê: Oficina de formação de professores: “Museus, Escola e Turismo”, com Rosivaldo Flausino.
Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles.
Quando: 12 e 13 de maio de 2009, carga horária de 12h/a distribuídas em dois dias (certificados serão emitidos apenas para os inscritos que obtiverem 75% de freqüência na oficina).
Quanto: Gratuita.

Deixe seu comentário

COMENTÁRIO
  1. Captcha
 

cforms contact form by delicious:days